Com relevância econômica e social para região sul da Bahia, a Estrada do Chocolate foi pauta do encontro realizado  com a presença do secretário estadual de Turismo, Maurício Bacellar, representantes da Prefeitura de Ilhéus e do trade turístico.

Na ocasião, foram enfatizadas as ações desenvolvidas pelo Estado, com apoio da gestão do prefeito Mário Alexandre, para impulsionar a atividade turística no sul da Bahia e fortalecer o trabalho, principalmente dos pequenos produtores e microempreendedores que vivem da cacauicultura.

“O Governo do Estado tem uma atenção especial com a zona turística Costa do Cacau. Junto à Prefeitura e aos empresários, nós temos promovido ações para diversificar a oferta turística de Ilhéus. A cidade é um destino consolidado no turismo do nosso estado por conta das atividades culturais e gastronômicas. Com a implementação da Estrada do Chocolate, vamos ampliar a demanda no segmento, gerando emprego e mais renda para a população”, frisou Bacellar.

O trecho compreende 45 quilômetros da rodovia Ilhéus-Uruçuca e abriga o roteiro de visitação a fazendas de cacau e fábricas de chocolate, além da biodiversidade da Mata Atlântica.

A proposta chega para agregar valor à atividade turística na região sul, bem como promover a diversidade de renda e trabalho através do fruto.  Nas centenárias fazendas de cacau, os turistas podem conhecer todo o processo da lavoura, desde o plantio à secagem das amêndoas, usadas na produção do chocolate.