A Editus – Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) – realizou um novo lançamento coletivo de livros com publicações impressas e em formato digital. O evento aconteceu no auditório do Edifício José Haroldo Castro Vieira (Torre Administrativa), dia 15 de dezembro, e contou com a participação do reitor Alessandro Fernandes de Santana, e do professor Gabriel Nascimento, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que abordou o tema “Produção acadêmica e de colonialidade.”

Em abril deste ano, a editora universitária lançou 30 títulos e ainda participou de vários eventos, a exemplo da Bienal do Livro da Bahia, no mês de novembro. Agora, foram lançadas mais 13 obras, seis são publicações exclusivamente da Editus e sete são coedições com a Uesf Editora.

“Esse é o primeiro resultado de um convênio de cooperação técnica, científica e cultural firmado com a Universidade Estadual de Feira de Santana, por meio de sua editora. Essa parceria possibilitou a criação do selo editorial Sertão-Sul. Esta semana já houve lançamento na Uefs e agora temos a honra de compartilhar também aqui em nossa universidade”, afirmou a diretora da Editus, professora Rita Virgínia Argolo.

Livros – Foram lançados os seguintes títulos: Ações afirmativas no Brasil contemporâneo: dinâmicas e perspectivas – Flávia Alessandra de Souza (organizadora); Histórias de africanos e seus descendentes no Sul da Bahia – Cristiane Batista da Silva Santos; Protagonismo indígena: arranjos e conflitos nas sesmarias dos jesuítas – Rafael dos Santos Barros; Identidade e resistência afro-brasileira na obra de Jorge Amado – Aline Santos de Brito Nascimento; As Bruxas de Macbeth – Piligra; Rascunhos reais – Alessandro Fernandes de Santana; O menino e seus botões – Maria Rita Prudente; A cozinha de Isis – Sanqueilo de Lima Santos; Guia do Empreendedor – Quelvin Benevides e Alfredo Dib; Transferência de tecnologia – Ediná Santos Rocha Campos e Gustavo Cruz; Perfil do leitor colonial – Jorge de Souza Araújo.