Na data em que a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) completa 31 anos de estadualização, em 5 de dezembro de 2022, a  comunidade acadêmica terá à sua disposição 65 novos bancos que serão instalados no bosque e em novos espaços de convivência que serão criados no campus Professor Soane Nazaré de Andrade, no bairro Salobrinho, em Ilhéus. Os ambientes vão permitir aos servidores, discentes e visitantes contemplar a natureza, fortalecer as relações interpessoais, e vão servir como extensão das salas de aula.

A ressignificação do campus da Uesc teve início em 2020 com a restauração da pintura de todo os pavilhões; construção das passarelas acessíveis que deram mais segurança aos transeuntes; iluminação em LED e iluminação cênica no edifício José Haroldo Castro Vieira (Torre administrativa); e construção da mini-arena (em conclusão), espaço para que a comunidade acadêmica realize as mais diversas manifestações culturais. Também foram implantados os projetos Jardim Sensorial e Caminhos das Aves.

Essas atividades foram pensadas para estimular atividades variadas, desde o descanso até a realização de tarefas acadêmicas com a preservação integral da vegetação existente. Conforme eterniza a poetisa Valdelice Soares Pinheiro em seu Poema de Primavera e de Paz: “Aqui,/ numa canção de amor,/ todos os braços/ cantarão o calor de todos os abraços./ E na boca,/  e nas mãos,/ a flor nascida,/ o beijo irmão/ da palavra que sabe, / o gesto-leite/ do poder que cria”. Este é um campo de paz,  conclui o reitor Alessandro Fernandes.