clima itaAmanhã e quinta-feira, dias 27 e 28, o Projeto Bahia no Clima, que tem o apoio do Governo do Estado, Bahiagás Prefeitura de Itabuna e outros parceiros vai reunir às 10 horas gestores públicos e sociedade civil no canal do Youtube para tratar das mudanças climática que já estão impactando o meio ambiente como pode ser comprovado com as chuvas nos municípios do litoral nordestino.

O encontro terá a participação de representantes das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Planejamento da Prefeitura de Itabuna. “ O evento objetiva alertar os gestores para essas alterações, em especial no Nordeste e adaptar as cidades dessa região ao aquecimento climático”, disse Dielson Mendes, mestre em Planejamento Ambiental e representante da SEPLAN no evento online.

Ao todo, serão 10 reuniões virtuais, das quais três já foram realizadas. Durante esses encontros, especialistas em ciência e preservação ambiental apresentam aos participantes esclarecimentos sobre como enfrentar um problema dessa ordem.

Entre os palestrantes está o professor Washington Rocha, com o tema: Riscos de Desertificação na Bahia. Ele coordena o MAPBiomas Semiárida e Caatinga, além de ser diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Amanhã terá ainda, a palestra do professor José Landim, especialista em Geologia Costeira e Sedimentar da Universidade Federal da Bahia, que vai falar sobre “A Elevação do Mar na Bahia”.

Já no dia 28, a palestra será realizada pela bióloga Juliana Baladelli, que vai fazer uma explanação com o tema: “Soluções baseadas na Natureza”.