praçaaaa

“Sua gente, seu progresso, seu valor! Nas praças, seus contos na memória!”, diz um fragmento do Hino da Cidade de Itabuna, entoado pelo Coral das Crianças e Adolescentes da Fundação Marimbeta. Esta seja, talvez, a melhor tradução do sentimento de orgulho e felicidade que marcou a solenidade de inauguração da requalificação da Praça José Bastos, no centro, reunindo centenas de itabunenses e convidados na noite da quinta-feira, 21.

O canto do coral da Fundação Marimbeta emocionou a todos na brilhante abertura festiva da noite de entrega da Praça José Bastos pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). Aquele espaço público é marco referencial na história da cidade, ao longo de mais de sete décadas. Para os itabunenses, a requalificação de um dos principais cartões-postais da cidade é um dos melhores presentes nestas comemorações dos 112 anos de emancipação político-administrativa do município.

coral“Não estamos entregando mais uma Praça requalificada apenas, mas um ambiente humanizado, onde as famílias poderão vivenciar momentos de interação, lazer e de entretenimento, com conforto e segurança. Isso também impacta de maneira significativa na qualidade de vida  das pessoas. Para os visitantes que passam por Itabuna, fica demonstrado o cuidado que devemos ter pela cidade”, afirmou Augusto.

Ele lembrou que a Praça José Bastos sofreu diversas modificações. “Porém, há mais de 30 anos ainda não tinha sido feita uma intervenção como a que fizemos agora. Como todos podem ver, tudo foi executado com muito carinho e planejamento para que seja um lugar atrativo. E assim, faremos em todas as praças do centro e bairros”, pontuou e chamou à atenção para as intervenções no entorno da praça, com a requalificação asfáltica e posterior sinalização.

O secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, destacou as adaptações ao projeto original, visando atender às demandas de segmentos da sociedade, a exemplo do espaço dedicado às rodas de capoeira. Também lembrou que projeto paisagístico, além da beleza, assegura mais conforto às famílias e frequentadores do local. “Me orgulho muito de fazer parte de um governo que tem como meta fazer a diferença para melhorar a qualidade de vida da nossa gente”, disse.

praça okok

Melo Jr anunciou a aprovação pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (SEINFRA) do projeto de duplicação do acesso da Avenida Juracy Magalhães ao conjunto Cidadelle, na rodovia BR-415. “Na próxima semana sai aviso de licitação para a obra que moderniza a saída para Ilhéus, com pista dupla, canteiros e iluminação LED. Estamos preparando a cidade para o futuro”, comentou.

Também falou na solenidade a vereadora Wilmaci de Oliveira que parabenizou o prefeito Augusto Castro e a toda equipe de governo. Ela fez uma tocante homenagem à reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica da Luz, que acaba de assumir mais um mandato na Reitoria que se localiza na Praça José Bastos e às secretárias de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andréa Castro, de Governo Fernanda Ludgero, e da Saúde, Lívia Mendes, como exemplos de competência.

capeoria okokok

A solenidade contou com a presença de vereadores, secretários, assessores e diretores municipais, prefeitos e lideranças políticas regionais, artistas grapiúnas e representantes da sociedade civil. A revitalização da Praça José Bastos integra o Projeto Praça Viva quem vem sendo executado pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Infraestrutura Urbanismo (SIURB).