base residuos (3)O Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEPS) do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães promoveu um treinamento na ala das enfermarias sobre Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde (GRSS). O objetivo foi tornar as equipes assistenciais mais engajadas na segregação e descarte corretos desses materiais, de acordo com o tipo de resíduo gerado, a partir da classificação da ANVISA RDC 222/2018.

base residuos (2)São resíduos que necessitam de tratamentos especiais, a exemplo dos materiais infectantes (curativos), perfurocortantes (agulhas), químicos (pilhas, baterias) e comuns (papel, papelão, embalagens plásticas, etc.). O treinamento foi ministrado por Guilherme Malta Vasconcelos, engenheiro ambiental da instituição.

Ele destacou que a segregação é tida como uma das etapas mais relevantes para o bom gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde. “É extremamente importante capacitar os profissionais que prestam serviço na área assistencial, pois, é a partir dos cuidados com os pacientes que os resíduos hospitalares são gerados”, declarou.

A coordenadora do NEPS, Fabiana Souza, ressaltou que o Núcleo atua com os colaboradores na promoção e capacitação dos profissionais no que se refere ao gerenciamento dos RSS, através do conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados de bases científicas e técnicas, normativas e legais.

“Nosso objetivo é minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro e eficiente, visando a proteção dos trabalhadores e a preservação da saúde pública”, comentou.

base residuos (1)

A técnica de enfermagem Luana Silva de Jesus dos Reis contou que o treinamento foi de grande valia para o aprendizado em equipe. “Estamos empolgados com essa nova fase do Hospital de Base, em unir parcerias e passar conhecimentos coletivos aos colaboradores, pacientes e acompanhantes, visando a melhoria e o bom andamento do serviço no hospital”, disse.

O descarte correto desses materiais, além de evitar acidentes de trabalho, estimula a cultura da educação ambiental entre os colaboradores. O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), vem colocando em práticas diversas ações para tornar o ambiente hospitalar cada vez mais seguro e sustentável.