ukraine (3)Daniel Thame

O autor da foto acima, Oleksii Kyrychenko,  escreveu: “ela tem nove anos, ela é minha filha” A garota ucraniana com um pirulito na boca e um rifle na mão é uma foto icônica da invasão russa à  Ucrânia hoje.

 

A foto foi compartilhada nas redes sociais pelo ex-presidente do Conselho Europeu Donald Tusk com a legenda “Por favor, não diga a ela que sanções mais duras seriam muito caras para a Europa”, e   rapidamente circulou pelo mundo  através da internet.

Sentada em uma janela sem vidro de uma casa abandonada em Kiev, a menina ucraniana de nove anos examina o horizonte, esperando pela chagada do exército russo.

 

A garota, com o cabelo entrelaçado com algumas fitas amarelas e azuis (as cores da bandeira ucraniana), segura firmemente uma espingarda nas mãos e enquanto isso saboreia um pirulito.

 

 

ukraine (1)Em outra foto de Oleksii Kyrychenko,  a menina não está mais sentada na janela, ela está dentro da casa. Mas ela continua a espiar pela janela o horizonte, segurando a espingarda na mão esquerda e o saboroso pirulito na direita.

 

Quem é a garota ucraniana com o pirulito e o rifle.

 

“O fuzil é meu – explicou o fotógrafo e pai – e dei-o à minha filha descarregada”, teve de sublinhar Oleksii.

 

Muitos jornalistas pediram  para poder compartilhar a foto. A todos, Oleksii respondeu com um “Sim”. E numa mensagem ele escreveu: “Tirei esta foto para chamar a atenção do mundo para a agressão russa na Ucrânia”.
ukraine (2)E, de fato, Oleksii Kyrychenko conseguiu atingir seu objetivo, que é compartilhar a foto o máximo possível para que o mundo saiba o que está acontecendo na Ucrânia, onde até as crianças pegam  em armas, mesmo que simbolicamente.

 

 

A fotografia de Oleksii Kyrychenko é o símbolo de uma guerra insana e cruel.

 

O mundo seria infinitamente melhor se, em vez do fuzil,  a menina carregasse flores.

 

E em vez de tantas guerras, todas elas igualmente insanas e cruéis, houvesse paz!