Cleide Léria Rodrigues  

 

cleide l 2Ah ! O relacionamento a dois ! Tão gostoso de viver , mas tão SEM GARANTIAS . Como diz o Constelações Juan Garriga:” quando nos abrimos ao amor , somos candidatos a dor”.

Nas diversas vivências que pude facilitar , percebi junto com meus clientes, que é bastante comum certas “ armaduras” serem não apenas os mecanismos de defesa que o sujeito criou para se proteger baseado em algum trauma pessoal  , mas também, muitas vezes as dores que carregamos e que nos levam a viver com armaduras rígidas vieram de muito longe , de vivências difíceis dos nossos antepassados, que podem nos fazer carregar e nos comportar movidos por informações inconscientes do sofrimento DELES . Muitas vezes somos leais a dor , ao sofrimento de alguém lá de trás, na família de origem , que as vezes nem conhecemos pessoalmente, mas que no inconsciente familiar pertence  e atua em nos , e ficamos sem entender direito o porque somos deste jeito.

Outro aspecto importante é também muito comum são os MOVIMENTOS INTERROMPIDOS , principalmente os em direção à mãe.

Nos movimentos interrompidos o filho/ filha, que PRECOCEMENTE Vivência uma separação, um rompimento em direção a mãe, seja por motivo da morte dela , de uma internação hospitalar , viagem ou mesmo uma interpretação distorcida de abandono , pode experimentar um bloqueio emocional que poderá influenciar a forma como ela se relacionara com tudo aquilo que é  vínculo importante posteriormente (principalmente nos relacionamentos),esquivando-se inconscientemente afim de não sofrer mais aquela sensação de rompimento, solidão e abandono.

Mas um bom tratamento psicológico é fundamental para que estas armaduras sejam retiradas com saúde e responsabilidade. Além da psicologia contribuir muito para  a descoberta de emaranhados inconscientes, além de proporcionar um olhar mais amplo para caminhos de solução desses alaranjados.

Sendo assim se você está vivendo uma situação como essa ou conhece alguém que esteja , fazer terapia pode te ajudar nessa questão de ressignificar a sua vida e assim proporcionar mais saúde mental te livrando de um possível transtorno de ansiedade  depressão ente outros transtornos. O profissional psicológico vai usar ferramentas para te ajudar a ter mais qualidade de vida e ser mais feliz diante daquilo que você  almeja.

 

Cleide Léria Rodrigues  é Psicóloga CRP03/18383.