milho 1Mesmo em tempos de pandemia, com necessidade isolamento social, os festejos juninos, com o consumo de pratos típicos, são uma marca do Nordeste brasileiro. Em Itabuna, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura  e Meio, famílias de pequenos produtores se preparam para a colheita do  Milho de São João, uma tradição que faz parte da celebração junina  na cidade.

“A qualidade das sementes foi inquestionável, com grãos selecionados, embora a pouca quantidade de chuvas tenha afetado a produção”, afirmou  Adauto Santos, presidente da Grapiúna dos Pequenos Agricultores Familiares- Agrafam.

A Agrafam reúne 64 agricultores familiares, que receberam 20 quilos de sementes de milho. “O milho é o principal componente das  mesas juninas e nós ficamos felizes em contribuir com a oferta de um produto indispensável”, disse Adauto.

O Diretor de Agricultura de Itabuna, Rodrigo Haum, ressalta que em março o município doou cerca de 480 quilos de sementes para pequenos agricultores de 17 associações, como uma forma de fortalecer a agricultura familiar do município. “A agricultura é um dos vetores de crescimento, e o nosso papel foi incentivar o plantio do Milho no Dia de São José, para ser colhido no São João”. Ele lembra que foi dado todo suporte aos agricultores por meio de assistência técnica visando melhorar a produção e produtividade.

 

“Uma das é o recadastramento dos agricultores familiares para identificarmos o perfil de cada um, o tipo de produção e a expectativa de comercialização”, finaliza.