5 - palhacos de cindy sherman-MOMA

Oscar D’Ambrosio

O calendário cristão teve início no ano 1 depois de Cristo porque não houve o ano zero. Portanto, o século 21 não começou em 2000, mas em 2001. As décadas, em consequência, começam no ano 1 de cada uma delas. Esta série vai enfocar brevemente 21 obras de arte do século 21, de 2001 a 2021.

Cindy Sherman (EUA, 1954) transformou autorretratos fotográficos em manifestação artística antes do termo selfie existir. Ela usou roupas, próteses e maquiagem para criar personagens muitas vezes exagerados ou grotescos. A Série de fotos “Clowns” (2003 – 2005) explora os sentimentos que podem estar atrás do rosto pintado de um palhaço.

A ideia de alguém desempenhar diversos papeis para divertir, mesmo que esteja melancólico, permeia a série. Cindy assume diversas facetas do personagem, fotografado em frente a uma tela verde com um fundo renderizado digitalmente. Em “Sem título # 413”, surge uma enigmática imagem desfigurada, para a qual maquiagem, máscara e a roupa são essenciais.

O palhaço usa uma jaqueta bordada com o nome “Cindy”, alusão ao fato de a artista, ao contrário da maioria dos seus trabalhos, não estar explicitamente na cena. Ela desaparece, perdendo a identidade perante a personagem. Os trabalhos, pioneiros no amplo uso da artista de manipulação por computador, apresentam personagens plenos de mistério.

oscar 2

Oscar D’Ambrosio é graduado em Jornalismo pela USP, mestre em Artes Visuais pela UNESP e doutor e pós-doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie.