auto estima

Cleide Léria Rodrigues

cleide leriaDentro da psicologia, a avaliação subjetiva da autoestima que um paciente faz sobre si mesmo, podendo ser algo positivo ou negativo em vários graus diferentes. A autoestima se envolve tanto quanto nas crenças e emoções auto significantes associados.

O significado concreto sobre a autoestima é o valor que atribuímos a nós mesmos, auto valor, auto conhecimento, auto amor e reconhecer as capacidades e os processos a serem superados. O auto amor é primordial para a autoestima, que traz a nossa intensa capacidade de nos amar antes de qualquer coisa, precisando reconhecer e possuir também atitudes como o auto respeito, a auto aceitação e o autoconhecimento.

O ato de relembrar do passado, principalmente e primordialmente relembrar as conquistas realizadas, sendo preciso para começar a aumentar a autoestima de si próprio e de alguém, com histórias cujo a pessoa ou até você mesmo foi um “protagonista” de algum acontecimento incrível e importante.

Existem também outras maneiras de aumentar a autoestima como compreender o ato de como o futuro é construído, demonstrando que partes deste futuro é construído através de atos realizados no hoje, no agora, enfatizando o aprendizado preciso para ser escutado no momento, como um impulso e gás pra força de vontade de querer vencer e se valorizar.

O ato de pedir ajuda também é uma outra forma de aumentar a autoestima, aliás, quem de nós não está passando por algum tipo de problema no momento, por menor que seja o problema? Então este ato de pedir ajuda faz com que este problema no qual esteja passando ou vivenciando faz com que o profissional ajude a resolvê-lo e também ajuda no caminho para outros problemas que possam vir e o paciente tenha ciência disto e tenha força e autoestima, que será tratada e sempre relembrada.

A baixa autoestima também deve ser questionada, diagnosticada, buscando um melhor compreendimento de onde possa ser o gatilho dela, como por exemplo, faltas de atividades prazerosas no dia a dia, se existe comunicação e sociabilidade ou se faltam também, se existe casos de bullying, a convivência em casa, dentre vários outros tipos. Esta causa também pode ser orgânica, como transtornos psicológicos de humor ou outras doenças como depressão, ansiedade, pânico, que possam afetar direta ou indiretamente o comportamento e a visão da própria autoestima, e através de um bate papo informal, com amigos, ou formal, com profissionais, pergunte ou questione o motivo da própria falta de motivação, cuidando pra não ser invasivo, mas questione, dê exemplos de superações e escute, pois alguém pode ter passado ou estar passando pelo mesmos e pode se tirar dicas e aprendizados disto.

E, por último, revele um segredo, como uma forma de amenizar a invasão de privacidade que acontece no processo de tentativas para se ajudar ou ajudar alguém e ganhar confiança. Para isto, o ato de se abrir parcialmente a própria vida e compartilhar alguns destes pensamentos são maneiras eficazes de conquista. O simples ato de conversar com alguém mais próximo e revelar um segredo, faz com que essa ajuda e essa busca se torne algo para aumentar a autoestima tanto a sua quanto a de quem estiver envolvido na conversa.

Por fim, é importante frisar que, a busca de tratamento e autoconhecimento é um caminho árduo mas necessário para se compreender, se conhecer, se reencontrar e seguir o próprio caminho, e como consequência, ainda ajuda pessoas a sua volta, como familiares, amigos e até mesmo o profissional que estiver ajudando, pois a abertura libera conhecimentos, aprendizados e passagens da vida que o outro pode não ter ciência disto, mas uma lição pode ser deixada ali e sem mesmo perceber, salvar a sua própria vida e a de outros também.