Juliana Ustra

 

ustra 2O Projeto Chocolate no Brasil traz inúmeras abordagens sobre o cenário do cacau e do chocolate brasileiros, com objetivo de promoção e entrega de conteúdo sobre este cenário incrível. Este workshop Arquitetura, Design, Cacau e Chocolate é a segunda edição de um encontro de assuntos inicialmente inusitados, mas que tem muito a ver, A sua primeira edição realizada de forma presencial em janeiro de 2020 em Pelotas no RS, foi um sucesso.

Este evento online traz cases nacionais relativos ao design e arquitetura de marcas e empreendimentos na cadeia do cacau ao chocolate brasileiros. Estes compõem um apanhado de inspirações reais, coletadas a partir da realização do Projeto Chocolate no Brasil, viagens e muita observação deste mercado.

 

Neste espaço traremos referências muito interessantes sobre patrimônio arquitetônico referente ao cacau e chocolate, projetos de lojas de chocolates, design de barras, moldes e rótulos de chocolates. Uma base incrível para insights e projetos!

 

Além disto, neste evento mostramos marcas brasileiras, abertas como livros e tendo seus conceitos “lidos” um a um. Cada barra representa algo com um compêndio de histórias familiares, lendas, questões religiosas, muita brasilidade e detalhes que são verdadeiro “ouro” para olhares atentos. Em muitas delas, de alguma forma se percebe a influência de etnias diversas que construíram o Brasil, traduzidas em elementos ou da loja, ou da embalagem ou da própria barra.

MOTIVAÇÃO PARA O WORKSHOP

uestra 3Como arquitetos e designers estão à frente de inúmeros projetos, busca-se trazer um panorama sobre empreendimentos em cacau e chocolates, colaborando com possíveis insights e referências para seus futuros projetos.

 

Interessante também para empreendedores do segmento de chocolates que estejam buscando referências e inspirações para o desenvolvimento de suas lojas, marcas, barras e rótulos.

 

PARA QUEM?

Arquitetos, designers, acadêmicos, empresários ou empreendedores da área de cacau e de chocolates.

 

SOBRE A MEDIADORA JULIANA RECUERO USTRA:

Responsável pelo Projeto Chocolate Brasileiro, é pesquisadora independente sobre cacau e chocolate, com ênfase em inovações no mercado do chocolate no Brasil e no mundo, em constante atualização sobre este mercado. Com formação em Eng.a Química (Furg), MSC em Engenharia Oceânica (Furg), MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV). Diretora da USTRA CONSULTORIA desde 1998 e com vasta experiência com consultoria, projetos e treinamentos para indústrias de alimentos e serviços de alimentação. Foi por cerca de 10 anos, consultora do SEBRAE-RS, quando participou ativamente por 10 anos com consultora ao Setor de Confeitaria de Pelotas, RS e atuou como responsável técnica por 8 edições da Feira Nacional do Doce. Com visitas a duas edições do Salon du Chocolat Paris, ao SIAL (Salão internacional de Alimentos) de Paris, Salon du Chocolat de Salvador, visitas técnicas a Museus de Chocolate em Barcelona e em Paris, bem como a chocolatarias renomadas e a fazendas de cacau. Ministrou palestra sobre chocolate no 7º Encontro Nacional de Concierges da Les Clefs d´Or Brésil. Realizou edições de eventos de degustação de chocolate no Hostel Boutique Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Rio Grande na Furg, no evento de luxo Winter Season Gramado, na Vinícola Guatambu, Vinícola Dunamis, Hotel Wish Serrano Gramado, Grande Hotel Canela, Parador Hampel. Realizou eventos pelo Projeto Chocolate e Queijos do Brasil junto ao jornalista gastronômico Eduardo Tristão Girão, em: Canela, RS, Belo Horizonte e Campo Grande, MS, e também no evento Fartura Tiradentes, MG 2019 e Fartura Belo Horizonte 2019. Apresentou-se com o tema chocolates brasileiros no Fartura Porto Alegre 2019. Foi entrevistada no evento Happy Total com Tânia Carvalho sobre Vinhos e Chocolates. Entrevistada no Programa Todo Seu com Ronnie Von no dia do Cacau e no Canal Terra Viva com Renata Maron. Realizou Oficinas de degustação de Chocolate no Meeting do Festival Internacional de Turismo de Gramado, em 2018 e 2019. Tem projeto em parceria com a chef Nanra Branco, intitulado “Biomas do RS recebem Cacau e Chocolates do Brasil”. E tem nesta trajetória inúmeras outras atividades de consultoria e treinamentos para empresas de chocolate. Responsável pelo blog CHOCOLATENOBRASIL, onde a idéia central é a promoção do chocolate brasileiro. (chocolatenobrasil.blogspot.com.br).

 

SOBRE OS CONVIDADOS

 

Miriam Runge – Arquiteta e Urbanista formada pela UFRGS (1993) possui especialização em Design de Mobiliário pela UCS( 2003). Chief Brain Officer pelo IP2 Neurobusiness de Curitiba (2017) Master em Neuroarquitetura pelo IPOG (2021). Criadora e ministrante do  Método Sensory de sua autoria que une Neuroarquitetura e Gestão Estratégica. É também membro do comitê de Arquitetura da NeuroBusiness Society Brasil. Docente convidada pelo IPOG ministrando aulas em todo o país, também é docente convidada da pós-graduação UNIRITTER Laureates em Porto Alegre/RS e UNIFRA em Santa Maria RS. Criadora e ministrante junto ao IAB-Instituto de Arquitetos do Brasil -POA do curso sobre  Gestão e Planejamento do Escritório de Arquitetura. Docente convidada na PUC-RS-ON LINE  para ministrar a Harmonização e Neurociência no Design de Interiores. Desde 1998 comanda a MRUNGE ARQUITETURA participando diversas vezes de Casa Cor RS e acumulando diversos prêmios em seus espaços. Possui inúmeros trabalhos na área residencial e comercial em Porto Alegre, Santa Catarina e São Paulo, sendo parceira para interiores da M.RIBAS arquitetura com sede em Gramado, empresa esta,  responsável pelos principais parques temáticos da serra gaúcha.

Beatriz Branco – sócia-diretora da Angí Chocolates, de Campo Grande, MS. Esta chocolatier que traz um case de brasilidade, inovação em sua marca, rótulos, sabores e no projeto da loja e da fábrica, segundo ela com um conceito “industrial pantaneiro”. Valoriza muito ingredientes de seu bioma, trazendo além de sabores únicos, muita cultura gastronômica pantaneira e sustentabilidade para suas fórmulas.

Taís Tomich – sócia-diretora da Fazenda Capela Velha e Bataclan, ambos empreendimentos situados no sul da Bahia. A Fazenda de cacau, chamada de “Capela Velha” tem muita história e abriga ruínas de uma capela centenária, que inspira o nome do empreendimento. Há também uma casa típica de fazenda de cacau do sul da Bahia, que passou por uma recuperação arquitetônica incrível, onde hoje abriga a sede a fazenda. Neste complexo há também um espaço para receptivo ao turismo rural, um espaço para conhecer a floresta de cacau, loja e uma fábrica de chocolate totalmente exposta através de uma vitrine para contemplação do processo bean to bar. É um espaço rico em experiências, referências históricas e culturais típicas de um ambiente de fazenda de cacau desta região.