sta casa (2)

Foi inaugurada a sala Renan Moreira na Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, na presença de autoridades dos governos municipal e estadual , além de colaboradores da instituição, da juíza Eloína Machado e da família do Dr. Renan Moreira, que foi um dos provedores da instituição.

sta casa (1)
O local passou por uma reforma para abrigar o Acelerador Linear da marca Elekta modelo Sinergy Platform, de alta tecnologia que vai poder oferecer aos pacientes de Itabuna e região tratamento contra o câncer no mesmo padrão do que é oferecido nos maiores centros de saúde do país. O equipamento ainda não entrou em funcionamento porque a instituição aguarda a autorização da CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear.
O médico e responsável técnico da unidade, Dr. Eric Santarém enfatizou os benefícios do equipamento para otimizar os serviços de radioterapia. “Vamos conseguir aumentar a nossa capacidade de atendimento com qualidade do serviço, nos tornando ainda mais referência na região e atender nossos pacientes da melhor maneira possível”, disse.

 

Eloína Machado falou da importância de Renan Moreira para a realização dessa obra. “Ele alimentou no coração a ideia de poder dar um atendimento mais amplo e atual aos pacientes oncológicos. Precisamos lembrar dele sempre com muito carinho, amor e gratidão. Hoje é um dia de festa”, destacou. A juíza também destacou a atuação do Dr. Eric Júnior à frente da provedoria. “O jovem provedor da Santa Casa tem feito um trabalho relevante que tem sido percebido pela comunidade de Itabuna”, disse.
Fábio Vilas Boas, secretário de saúde do estado, parabenizou a Santa Casa em nome do governador Rui Costa e declarou que é uma instituição que sustenta uma região. “Itabuna é um grande centro, assim como Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Contem  com o governo do estado para que essa instituição se torne cada vez mais relevante dentro da nossa estrutura de saúde”, declarou o secretário de saúde.
Para o deputado federal, Paulo Magalhães, Renan teve um trabalho incomum enxergando o futuro junto com a Dra. Eloína ao trazer para a região, um equipamento dos mais qualificados da medicina nacional. “Me sinto partícipe desta homenagem”, pontuou.
O secretário de Saúde do município, Jozimar Salles disse que o novo equipamento foi um presente para Itabuna e região. “Essa sala vai ser útil a muitos dos cidadãos itabunenses e da nossa região”, comentou. Já Rafael Moreira, filho de Renan comentou que o seu sentimento era um misto de orgulho com saudosismo. “Ele vivia e respirava a Santa Casa e buscou recursos para ver esse equipamento funcionar. É o sonho dele realizado pós-vida. Estou orgulhoso e feliz pela gratidão, consideração e respeito em manter nome dele vivo nessa instituição”, declarou.
O provedor Eric Júnior sentiu-se abençoado por estar podendo entregar o equipamento. “A Santa Casa é isso, é feita por várias mãos e Renan plantou essa semente há um tempo atrás, através da Dra. Eloína para poder destinar a verba”, falou. Eric agradeceu ao engenheiro Chico França e à juíza, bem como a toda equipe da instituição e autoridades presentes. “Espero que esse seja um momento alegre. A Santa Casa sempre renasce, vence e consegue superar as adversidades com a ajuda de todos ”, concluiu.