pfuturoEstudantes de quatro escolas da rede estadual de ensino participaram da abertura do projeto Políticos do Futuro, realizada na manhã desta terça-feira (31), no Instituto Central de Educação Isaías Alves (Iceia), em Salvador. A iniciativa tem por finalidade despertar o interesse dos alunos da rede pública pelo processo eleitoral e sua contribuição para o fortalecimento da democracia.

O projeto foi implementado nos Colégios Estaduais Castro Alves, Fernando Macedo Costa, Ypiranga e na Escola Estadual Severino Vieira. A ação faz parte do Programa Justiça Eleitoral Itinerante do Tribunal Superior Eleitoral, em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral de cada estado. Na Bahia, o projeto Político do Futuro conta com a cooperação do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, da Prefeitura de Salvador e da Câmara Municipal.

Presente no evento, o governador Rui Costa falou sobre a iniciativa promovida pela Justiça Eleitoral. “Esta ação estimula a prática do debate da cidadania e o engajamento dos jovens na troca de ideias, ajudando a fortalecer a democracia em nosso país”, afirmou.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, que também participou da cerimônia, destacou a contribuição do projeto para a sociedade. “Essa é uma frente cidadã denominada Justiça Itinerante, que é um projeto que nós criamos que visa, em primeiro lugar, uma inclusão legal, baseada em transmitir aos jovens noções fundamentais da estrutura do Estado, dos direitos fundamentais e da cidadania, para que eles possam exercer o seu direito de votar e, eventualmente, o direito de ser votado com aptidão”, explicou Fux.

Eleição simulada

Os estudantes das unidades de ensino escolhidas também participaram, nesta terça-feira, de uma eleição simulada, com votação em urnas eletrônicas, para os cargos de governador, prefeito, deputado estadual e vereador. Os candidatos são alunos das instituições de ensino e os eleitos terão a oportunidade de conhecer e acompanhar o trabalho dos representantes dos cargos eletivos para o qual foram se candidataram.

O pleito eleitoral simulado foi elogiado por Fux. “Agora, o que está ocorrendo na Bahia é uma ideia original, já que os próprios alunos serão candidatos, com debate e votação em urna eletrônica. Assim, eles vão se acostumando com a ideia de que política é uma coisa séria e importante para o Brasil”, observou.

A cerimônia foi acompanhada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, desembargador José Rotondano; dentre outras autoridades.