Michel Lima Crédito da Foto Maurício MaronASN Bahia (1)A busca por iniciar um negócio próprio tem aumentado no interior da Bahia. Os dados do Sebrae revelam um aumento no número de pessoas que voltaram ao mercado através do empreendedorismo nesse ano. Os municípios que registraram mais empreendedores formalizados como MEI, no Sul do Estado, foram Uruçuca, que saiu de 583, em 2016, para 759; e Ilhéus, que saltou de 5.330 para 6.706. Com esse incremento, as cidades tiveram um incremento, respectivo, de 30,19% e 25,82%.

Já Itabuna possuía 7.974 MEI no ano anterior, passando para 9.100 na contagem feita até novembro desse ano. A formalização alcançou aumento de 14, 12% para MEI.

De acordo com o gerente adjunto do Sebrae na região, Michel Lima, o aumento dos MEI deve-se “à facilidade de acesso a informações, através das Salas do Empreendedor nos municípios, aliado à crise econômica que o país enfrenta e que acarreta dificuldade em ter acesso a emprego”.

Ainda na pesquisa realizada pelo Sebrae, os segmentos em evidência na hora de registrar a atividade econômica são confecções, salão de beleza e alimentos em geral. Além disso, muitos deles que já eram trabalhadores informais de determinado seguimentos optaram pela formalização.

 Os municípios de Itabuna e Ilhéus estão entre os 10 com maior número de Microempreendedores Individuais (MEI), ocupando, respectivamente, o 6º e o 8º lugar no ranking do Estado. Juntas, as cidades já somam mais de 15 mil empresários nessa modalidade.