WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura itabuna prefeitura itabuna livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

agosto 2015
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  


:: 15/ago/2015 . 19:50

Marcos Bandeira defende aperfeiçoamento das Varas da Infância em seminário nacional no Rio de Janeiro

mb 1

O aperfeiçoamento para magistrados e servidores das Varas da Infância e Juventude de todo o país foi defendida pelo juiz Marcos Bandeira, durante o VI Encontro de Coordenadores da Infância e Juventude dos Tribunais de Justiça, promovido no Rio de Janeiro, pela Associação Brasileira de Magistrados da Infância. O encontro, realizado sexta-feira, dia 14, no auditório do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, contou com a presença de representantes de todos os Estados da Federação, com exceção do Amazonas, Alagoas e Santa Catarina.

mb 2O magistrado itabunense sustentou a programação de uma grade permanente de cursos de aperfeiçoamento para magistrados e servidores, patrocinados pela Escola da Magistratura, sob os mais diversos temas da infância, como Justiça Restaurativa, família acolhedora e adoção. Bandeira sugeriu, também, que os magistrados da infância e juventude de todo o país celebrem Termo de Cooperação Técnica com as Universidades, objetivando qualificar as pessoas que participem dos projetos encampados pela Vara da Infância e Juventude.

Ao final do encontro, os magistrados brasileiros sugeriram a criação de uma Coordenadora Nacional da Infância e Juventude vinculada ao Conselho Nacional de Justiça. Sugeriram um pedido de encaminhamento ao CNJ para que os Tribunais de Justiça criem em suas estruturas as equipes técnicas interdisciplinares junto as Varas especializadas da Infância e Juventude. Repudiaram, também, a Proposta de Emenda Constitucional que reduz a maioridade penal. Manifestaram, no entanto, adesão ao projeto que majora o prazo de internação para oito anos nos atos infracionais considerados hediondos, gradativamente, de conformidade com a faixa do adolescente infrator.

Titular da Vara da Infância e Juventude de Itabuna, Marcos Bandeira, que é membro da Coordenadoria da Infância do Tribunal de Justiça da Bahia, representou o Estado. O magistrado itabunense substituiu o desembargador Salomão Resedá. O encontro foi presidido pelo presidente do colégio de coordenadores da Infância e Juventude e atual presidente da Associação Brasileira de Magistrados da Infância-ABRAMINJ, Renato Rodovalho Scussel. O próximo encontro está previsto para 13 de novembro, em Belo Horizonte.

 

Novidades em implantes de lentes intra-oculares para Catarata

Dra Caroline França

 

FOTO DRA CAROLINE FRANÇAApós a remoção da Catarata, uma lente intra-ocular deverá ser implantada para que seja retomada a nitidez da visão. É muito importante que seja implantada uma lente de qualidade, para que além da segurança, o paciente tenha uma ótima visão.

No Hospital de Olhos Beira Rio utilizamos uma lente intra-ocular dobrável e de alta qualidade, permitindo que a mesma seja implantada através de um micro orifício que resulte numa visão de alta definição.

Existem atualmente diversos tipos de lente intra-oculares. Os modelos mais antigos são feitos de material rígido exigindo maior abertura do globo ocular para ser implantada. Como consequência, a recuperação visual será mais lenta e haverá maior indução de astigmatismo.

Os modelos mais novos de lente intra-ocular são feitos de material maleável, permitindo que a lente seja dobrada e inserida no globo ocular através de uma incisão milimétrica. Como consequência, a recuperação visual será mais rápida e não haverá indução de astigmatismo.

Utilizamos somente os modelos mais modernos de lentes intra-oculares, tornando a cirurgia mais segura possível e permitindo a recuperação visual praticamente imediata.

Mais recentemente, foram lançadas as lentes intra-oculares Tóricas, capazes de corrigir também o astigmatismo, caso o paciente apresente também esse problema. As lentes intra-oculares tóricas são também dobráveis e inseridas por micro-incisões.

Essas lentes ficam posicionadas num meridiano pré-determinado, para a compensação do astigmatismo. Por último, foram recentemente lançadas as lentes intra-oculares Multifocais, que permitem uma boa visão para longe e perto, corrigindo além da Miopia e Hipermetropia, também a presbiopia (vista cansada).

As lentes possuem pequenos círculos concêntricos, que através do fenômeno de apodização, são capazes de gerar múltiplos focos.

No Hospital de Olhos Beira Rio, temos uma grande e extremamente positiva experiência com as lentes implantadas e nossos pacientes tem ficado extremamente satisfeitos com o resultado obtido.

 

(*) A Dra. Carolina França é oftalmologista no Hospital de Olhos Beira Rio, em Itabuna

Empresário vê ameaça ao Sul da Bahia com produção de cacau no semi-arido

hchavesEm artigo publicado na edição deste final de semana do Diário Bahia, o empresário e produtor rural Helenilson Chaves fez um alerta para produção de cacau em outras regiões.

No texto “Ameaça no Horizonte”, Helenilson afirma que “estamos enfrentando a concorrência que surge em projetos, já em fase de produção, do cultivo de cacau no semiárido da Bahia e do Ceará. Que estranha realidade: uma instituição como a Ceplac, criada e subsidiada pelos cacauicultores sulbaianos, pode funcionar como uma espécie de Espada de Democles, capaz de cortar na cepa o nosso principal produto e, por extensão, abalar de forma brutal a nossa já combalida economia”.

cacau sHelenilson diz ainda “a nossa maior deficiência talvez seja o fato de assistirmos passivamente essa derrocada, como se estivéssemos num sono profundo, enquanto outras regiões veem o surgimento de líderes que reivindicam, lutam e conseguem seus objetivos”.

“Não podemos arcar com a cobrança injusta de dívidas provocadas pela adoção de uma tecnologia equivocada indicada pela Ceplac. Essa é uma responsabilidade que não nos cabe, um fracasso que não pode ser imputado aos produtores”, ressalta o empresário, que completa: “escrevo em termos de alerta, pois continuamos acreditando na região Sul da Bahia, berço de uma civilização pródiga em história, cultura, economia e força empreendedora”.

Canto épico a la ternura Vol. 1 – 1995 , Santiago Feliu

O patinho feio e o golpe

* Marco Wense

“Só os idiotas e imbecis torcem pelo quanto pior, melhor” wense

O quarteto tucaniano, composto por Fernando Henrique Cardoso, Aécio Neves, José Serra e Geraldo Alckmin, não tem um ponto de equilíbrio em relação ao impeachment da presidente Dilma Rousseff.

FHC e Aécio defendem dois caminhos: o da renúncia de Dilma, que é um ato unilateral, e o do Tribunal Superior Eleitoral, que vai julgar se houve abuso de poder e financiamento irregular na campanha de 2014.

O posicionamento pela renúncia, que leva o vice a assumir a presidência da República, é de mentirinha. Querem um desfecho contra Dilma e Temer. Ou seja, via TSE, que, julgando procedente a ação do PSDB, poderia definir por novas eleições, no prazo de até 90 dias, ou pela posse de Aécio Neves, segundo colocado no processo sucessório. O comando do Palácio do Planalto ficaria, interinamente, com o incendiário Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados. É bom lembrar que Cunha pode virar réu a qualquer momento. O evangélico parlamentar é investigado pela Lava Jato, acusado de ter recebido uma propina de cinco milhões de dólares no esquema do petrolão.

O senador José Serra concorda com a renúncia de Dilma, mas não quer nem ouvir falar do TSE. Torce por uma decisão do TCU condenando as chamadas “pedaladas fiscais”. Por mais estranho que pareça, Serra é um pró-Temer. Trabalha, sorrateiramente, contra o “companheiro” Aécio. Serra quer ser uma espécie de super-ministro em um eventual governo peemedebista. Com Aécio Neves no poder, o tucano-temista seria impiedosamente isolado, tratado com desdém, defenestrado. O roqueiro e doidão Lobão, cotado para ser o titular do ministério da Cultura, teria mais prestígio do que Serra.

Uma decisão desfavorável a Dilma no Tribunal de Contas da União abriria as portas do Congresso para um processo de impeachment por crime de responsabilidade. Temer assumiria o comando do País se o afastamento fosse concretizado.

Sobre as “pedaladas”, escrevi, em 31 de julho, que os governos de FHC (1995-2002) e o de Lula (2003-2010) maquiaram as contas públicas para garantir o pagamento do seguro desemprego. O TCU não tomou nenhuma providência. O que antes era aceitável é agora crime contra a Lei de Responsabilidade Fiscal. Bastou um piscar de olhos na direção do impeachment.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, com o corpo, a alma e o espírito voltados para a eleição de 2018, é contra o impeachment. É outro que vem rifando Aécio Neves. Para que o projeto seja aberto pela Câmara, é preciso o apoio de 342 deputados. Seguindo para o Senado, o aval tem que ser dado por 54 senadores.

dilmaParabéns a Renan Calheiros, presidente do Senado, que, juntamente com os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, trabalham na criação de uma agenda positiva, suprapartidária, de interesse nacional. O Brasil acima da politicagem.

Quando questionado sobre a grave crise, o senhor Aécio Neves, até hoje inconformado com o inquestionável resultado das urnas, diz, com aquele inerente deboche, que “cabe ao governo, e não à oposição, buscar soluções”.

Ora, o PSDB não aponta soluções porque não tem competência para apontá-las. A sinceridade parte do próprio tucanato, do vice-presidente nacional da legenda e ex-governador de São Paulo Alberto Goldman: “o PSDB não tem projeto de País”. Finaliza dizendo que “a legenda não é capaz de dizer o que faria se tivesse vencido as eleições do ano passado”.

Setores da chamada “grande imprensa” e importantes lideranças políticas de oposição começam a perceber que o impeachment é o pior dos cenários. João Roberto Marinho, um dos três sócios majoritários das Organizações Globo, diz que “o sucessor da presidente Dilma será quem vencer as eleições de 2018”. Editorial da Folha de São Paulo que “a ala aecista não pode subordinar os meios jurídicos a seus fins eleitorais, vergando as regras da democracia para encurtar o caminho até o poder”.

Geraldo Alckmin, o tucano mais lúcido, reafirma, peremptoriamente, que “a questão do impeachment não está colocada”. Renan Calheiros que “a sociedade não quer que o Congresso ponha fogo no País”.

Pelo andar da carruagem, o inconformado Aécio Neves dificilmente será o candidato do PSDB na eleição de 2018. O patinho feio do impeachment está cada vez mais isolado, depenado e com o bico quebradiço.

Não há mais espaço para o golpismo. O Estado Democrático de Direito, instaurado com a Constituição Federal de 1998, a Constituição Cidadã promulgada pelo saudoso Ulysses Guimarães, agradece.

O melhor regime político é a democracia, mesmo com muitos defeitos e grandes injustiças sociais. A operação Lava Jato é a prova inconteste de que as instituições estão fortalecidas e consolidadas.

O Brasil vai sair dessa grave crise, mais política e ética do que econômica. Os bons políticos querem. Todos nós queremos. Só os idiotas e imbecis torcem pelo “quanto pior, melhor”.

Viva a democracia! Viva o Brasil! Fora os golpistas de plantão.

PS (1) – A presidente Dilma Rousseff não vai renunciar. Não vai jogar na lata do lixo uma história de luta. Dilma Vana Rousseff é uma mulher digna e honrada. Os que hoje pregam a renúncia como ato de grandeza, são os mesmo que amanhã vão dizer que foi covardia.

PS (2) – A operação Lava Jato, o juiz Sérgio Moro e o governo Dilma vão deixar um legado ao País: o implacável combate à corrupção. Os ricos e os políticos passam a ter medo da justiça.





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia