rosem 1Com o objetivo de  ajudar os moradores da região do Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá que, desde segunda-feira (15) sofrem com as fortes chuvas que cai no Estado, na tarde da última quinta-feira (18), o líder do PT na Assembleia Legislativa da Bahia, Rosemberg Pinto, participou de uma reunião na Casa Civil. Rosemberg solicitou, ao governador Jaques Wagner, celeridade para a decretação de Estado de Calamidade Pública e, já na manhã de sexta (19), o documento de número 15.757, foi publicado no Diário Oficial do Estado, motivado pelos danos que atingiram a região nos últimos dias, a exemplo de deslizamentos de terra e rupturas de pontes e estradas. A região teve seu pior momento, ontem, com as cidades totalmente alagadas e centenas de pessoas desabrigadas. De acordo com a publicação, que permite que o estado atue emergencialmente nas cidades afetadas, facilitando a redução dos danos em caráter de urgência, está decretado portanto que, 16 municípios do baixo sul, são considerados emergenciais: Presidente Tancredo Neves, Laje, Igrapiúna, Ituberá, Ipiaú, Nilo Peçanha, Ubatã, Cairu, Camamu, Valença, Teolândia, Taperoá, Aurelino Leal, Maraú, Ibirapitanga, Coaraci e Barra do Rocha. O decreto .

 

rosem 2Após a audiência de quinta, diversos órgãos foram mobilizados pela Casa Civil, para desenvolver ações emergenciais em benefício da população afetada. Rosemberg, que tem grande atuação na área afetada, participou da articulação, e se comprometeu a ajudar os municípios atingidos. “Tenho acionado todos os canais que temos. Desde ontem o nosso mandato está fazendo contato com os prefeitos e com os diversos órgãos do governo, na tentativa de encontrarmos a solução mais adequada e rápida para cada situação. Existem cidades que foram mais atingidas e nós devemos contribuir ao máximo. Estamos falando de várias pessoas que, nesse momento, estão com suas casas inundadas pelas águas das chuvas, dentre elas, crianças e idosos.  A situação é delicada, mas com certeza, com o empenho de todos vamos conseguir reverter”, destacou Rosemberg.

 

Na reunião, realizada no gabinete da Casa Civil, além do parlamentar estiveram presentes o secretário e o chefe de gabinete da Casa, Carlos Mello e Bruno Dauster, representantes do Corpo de Bombeiros, das secretarias estaduais de Segurança Pública, de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), de Infraestrutura (Seinfra), de Relações Institucionais, de Desenvolvimento Urbano, além do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba).