:: 26/jul/2014 . 18:22
Ciclistas fazem romaria de Ilhéus a Bom Jesus da Lapa
Cerca de 15 ciclistas de Ilhéus e Itabuna iniciam nesta final de semana uma romaria até Bom Jesus da Lapa, no Sudoeste da Bahia. Entre os ´cicloromeiros´ estão o professor Julio Lopes e o repórter da TV Santa Cruz, Roger Sarmento, que vai produzir matérias especiais sobre o evento.
Os ciclistas, que utilizarão bicicletas modelo montain bike, contarão com um carro de apoio no percurso de 700 quilômetros. A tradição de viajar de bicicleta até a Lapa foi iniciada a 25 anos, pelo ilheense conhecido como Barriga Azul, que fez uma promessa a Bom Jesus da Lapa pedindo a cura de uma menina que adotara e que tinha uma grave enfermidade.
Na época, o asfalto só existia entre Ilhéus e Vitória da Conquista. O resto da estrada era de terra. Nos últimos anos a viagem passou a ser organizada pela AIC – Associação Ilheense de Ciclismo. “Barriga Azul faleceu há quatro anos, nós continuamos a fazer a romaria, incorporando novos participantes”, afirma Julio.
O retorno para Ilhéus é sempre de ônibus, carro ou caminhão, já que poucos retornam pedalando, Julio afirma ainda que “as pessoas do grupo também passaram cuidar mais da saúde, evitando excessos, se alimentando melhor, enfim, buscando uma vida mais saudável. A viagem também traz benefícios psicológicos, pois nos torna mais solidários, mais unidos, mais companheiros em face das dificuldades enfrentadas”.
Secretário da Agricultura participa do VI Festival Internacional do Chocolate e Cacau
Como maior produtor de cacau do Brasil, com aproximadamente 60% da produção nacional, o Estado da Bahia quer se tornar referência na produção do melhor chocolate, afirma o secretário Estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, que participa neste sábado (26), do VI Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia, e das comemorações do dia Internacional do Cacau, no domingo (27), em Ilhéus, representando o governador do Estado, Jaques Wagner.
A Bahia já atrai olhar e paladar do Brasil e do mundo, neste segmento, com uma grande variedade de cacau, novos investimentos para aumento da produção, em especial do cacau fino ou gourmet, além do orgânico, e o surgimento de pequenas e médias indústrias com produção de chocolate, desde a amêndoa até o produto final. Em 2014, a expectativa é que a safra apresente crescimento de 3,45% com relação ao ano passado, com previsão de colheita de 163,47 mil toneladas.
Como diferencial para o Festival deste ano serão escolhidos os melhores chocolates do Brasil, com júri especializado, e realizado o II Fórum Sobre a Produção de Cacau e Chocolate de origem 100% brasileiro, com palestras e debates. O evento que teve início nesta quinta-feira (24) e segue até domingo (27), conta com as parcerias da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Federação das Indústroas do estado da Bahia (FIEB), Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Sistema FAEB/Senar), Costa do Cacau Convention Bureau, dentre outras entidades e organizações, além da programação cultural, cursos diversos, palestras e concursos.
- 1