:: 3/ago/2011 . 17:59
SETE TONELADAS DE MACONHA VÃO VIRAR FUMAÇA… NO BOM SENTIDO, GENTE!
O laudo pericial da maconha apreendida ontem (2) por policiais civis e militares em três roças na zona rural dos municípios de São Gabriel e Jussara, na região de Irecê, constatou que foi erradicada 1,7 tonelada da droga, incinerada mediante ordem judicial, com o acompanhamento do Ministério Público. Avaliação preliminar indicava que a maconha destruída totalizaria mais de quatro toneladas, volume não confirmado pelo laudo oficial entregue à coordenadora da 14ª Coorpin (Coordenadoria Regional de Polícia do Interior), delegada Maria Clécia Vasconcelos.
A intensificação das ações de combate ao tráfico de drogas na região de Irecê, conduzidas pela coordenadora da 14ª Coorpin, resultaram na apreensão de cerca de sete toneladas de maconha em 18 dias, incluindo as quase duas toneladas destruídas ontem em uma roça na zona rural de São Gabriel e outras duasem Jussara. Todaa droga incinerada já havia sido colhida e ensacada.
Identificados como proprietários de duas das plantações, Antônio Francisco do Nascimento e Alcides José da Silva foram presos em flagrante, bem como os lavradores Antônio Inácio de Almeida, Murilo Moacir da Silva e Elton Valdecir da Silva, todos autuados por tráfico de drogas. Os policiais também apreenderam uma espingarda de calibre 28.
Monitoramento aéreo
Para ampliar as ações conjuntas de repressão ao tráfico de drogas em Irecê e cidades vizinhas, a delegada Maria Clécia Vasconcelos planeja fazer o monitoramento aéreo da região, iniciativa que facilitará a localização de mais roças de maconha. O foco da investigação está em cinco municípios e seus respectivos povoados. Os delegados Ciro Palmeira, titular de Irecê, e Paulo Brito, titular do município de Jussara, têm participado das operações.
Bahia terá fábrica para processamento de babosa
O município de Jaguarari, localizado entre as cidades de Senhor do Bonfim e Juazeiro, na Bahia, vai ganhar em outubro deste ano uma indústria para processar a Aloe Vera, planta conhecida popularmente como “babosa”. As folhas de Aloe Vera contém um tipo de gel utilizado pela indústria farmacêutica, alimentícia e cosmética. O anúncio da nova fábrica foi feito ao secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, na manhã desta terça-feira, (2), pela diretora da empresa Jung Consult do Brasil Produtos Naturais, Soraya Oliveira Jung, e pelo assessor administrativo, Dirceu Vieira Saturnino, durante café da manhã organizado pelo prefeito de Jaguarari, Antonio Nascimento. O investimento é da ordem de R$ 400 mil e vai gerar cerca de 80 postos de trabalho.
O secretário Eduardo Salles comemorou a notícia e disse que a nova indústria e o fortalecimento da cultura da babosa será uma importante opção para a agricultura familiar do município e do Distrito de Irrigação de Ponto Novo, distante certa de140 quilômetrosde Jaguarari. “A integração da indústria com os produtores locais é muito importante”, disse ele. Segundo Dirceu Vieira, que coordena a implantação da indústria, a idéia não está descartada, mas os agricultores terão que passar por treinamentos e capacitação.
A implantação da indústria de babosa será apresentada também aos secretários de Infraestrutura, Otto Alencar, e equipe, e também ao secretário da Indústria e Comércio, James Correia, durante audiências que serão solicitadas pelo secretário Eduardo Salles. Na pauta dos encontros, a demanda de energia da indústria, e os incentivos fiscais do governo, através do programa Desenvolve.
POLÍTICO ESPERANÇA: PRIMEIRAS DOAÇÕES
Solidariedade de classe é isso: as primeiras doações da campanha Políticos Esperança, destinada a arrecadar fundos para ações sociais dos nossos pobres homens públicos, como almoços, jantares, recepções, coquetéis, viagens, etc. (vejam posts neste blog) partiram dos Irmãos Metralha.
Eles doaram 100 mil reais em notas de 3, 7 e 12 reais, junto com uma caixa de legítimos uísques escoceses fabricados em Assuncion, no Paraguai.
A VTNC Corporation, que coordena a campanha, fica com módicos 35% do valor arrecadado.
TERRA DO CARANGUEJO, TERRA DO PETRÓLEO
Canavieiras poderá deixar de ser a terra do caranguejo para ser a terra do petróleo no Sul da Bahia.
Com a autorização da ANP, a Companhia Queiroz Galvão inicia a prospecção de petróleo no litoral da Canavieiras. Os equipamentos para a prospecção estão sendo desembarcados hoje (3), no Porto de Ilhéus.
Caso haja petróleo no fundo do mar canavieirense, a próxima etapa é avaliar a viabilidade econômica da extração.
Atenção, ecochatos de plantão: a prospecção e a eventual extração de petróleo não afetarão os famosos e saborosos caranguejos de Canavieiras.
ROSEMBERG PINTO QUER APURAÇÃO RIGOROSA DE ASSASSINATO DE PETISTA
O deputado estadual Rosemberg Pinto (foto) cobrou da Secretaria de Segurança Pública da Bahia uma rigorosa apuração do assassinato do tesoureiro do PT,em São Gonçalo dos Campos, Márcio Machado, ocorrida no último sábado. Márcio foi assassinado brutalmente com cinco tiros, em frente da sua esposa, que também sofreu violência, crime que ainda está sendo apurado.
O fato abalou a cidade e o Estado. O corpo do tesoureiro foi enterrado na segunda-feira, em clima de muita consternaçãoem São Gonçalodos Campos. Machado era comercianteem São Gonçalodos Campos e muito querido na cidade. “Esse crime não pode ficar impune. A sociedade tem que exigir punição para esses criminosos e levantar as razões que levaram a tal brutalidade”, ressaltou o parlamentar.
Rosemberg Pinto também apresentou à Mesa da Assembléia Legislativa, Moção de Pesar pelo falecimento de Marcio Machado.
ELEIÇÃO DA REITORIA: UESC DEFINE CALENDÁRIO
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) escolhe o novo reitor no dia 30 de novembro. O calendário eleitoral da universidade prevê registro de candidaturas nos dias três e quatro de novembro.
A caça aos votos começa no dia oito e vai até 26 de novembro. Até aqui, a vice-reitora Adélia Pinheiro já se lançou na disputa pelo comando de mais de R$ 130 milhões por ano.
- 1