Uma das maiores riquezas de Ilhéus e também do Sul da Bahia, o Parque Natural Municipal da Boa Esperança, área de Mata Atlântica no perímetro urbano da cidade. Conta  com 437 hectares, mas  está sendo ampliada para 456 hectares.  A área foi adquirida pelo município para instalação da represa da Esperança, que abasteceu a cidade entre os anos de 1942 a 1972.  Nessa mata, os pesquisadores Carl Friedrich Philipp Von Martius e o Príncipe Maximiliano de Wied encontraram uma espécie endêmica de flor e a batizaram de 'Goethea', numa homenagem ao grande literato alemão Goethe.

Uma das maiores riquezas de Ilhéus e também do Sul da Bahia, o Parque Natural Municipal da Boa Esperança, área de Mata Atlântica no perímetro urbano da cidade. Conta com 437 hectares, mas está sendo ampliada para 456 hectares. A área foi adquirida pelo município para instalação da represa da Esperança, que abasteceu a cidade entre os anos de 1942 a 1972.
Nessa mata, os pesquisadores Carl Friedrich Philipp Von Martius e o Príncipe Maximiliano de Wied encontraram uma espécie endêmica de flor e a batizaram de ‘Goethea’, numa homenagem ao grande literato alemão Goethe.