
PROGRAMA ‘É BOM SABER’ APOIA ESTUDANTES NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
Os alunos da rede pública estadual terão um grande aliado, a partir da próxima segunda-feira (29), para ampliar seus conhecimentos e se preparar para as provas do vestibular e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – o programa ‘É Bom Saber’, apresentado pelo professor Jorge Portugal. A programação, que será exibida na TVE, foi lançada nesta quarta-feira (24), na Escola Parque, localizada na Caixa D’Água, em solenidade com a participação do governador Jaques Wagner.
A iniciativa é uma parceria entre as secretarias estaduais da Educação e da Comunicação e o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb). Na ocasião, Portugal entrevistou o governador e os secretários Osvaldo Barreto (Educação) e Robinson Almeida (Comunicação).
O programa terá duração de 30 minutos e irá ao ar diariamente, às 8h30 e às 18h30, com conteúdos atualizados por professores de cursinhos pré-vestibulares. Desta forma, pretende contribuir para o acesso às vagas de ensino superior, focando nas áreas da matriz de referência para o Enem.
Os estudantes Gleidson César Nunes, 16 anos, e Caíque Nascimento, 13, foram uns dos mais empolgados com o programa. “É muito interessante a proposta porque às vezes os professores dão aula, mas não conseguimos aprender naquele momento, e o programa servirá para reforçar o que foi ensinado na sala de aula”, disse Caíque.
Os dois estudantes são repórteres do jornal da Escola Parque e pretendem seguir a carreira de jornalismo. Eles querem cursar o nível superior na Universidade Federal da Bahia (Ufba), mas, para isso, vão começar a se preparar desde cedo. Gleidson, que cursa o primeiro ano do ensino médio, acredita que um dos caminhos é sentar na frente da televisão e acompanhar todas as dicas dos professores do ‘É Bom Saber’. “Ter um programa de TV voltado para o vestibular é muito legal para nós, que somos da rede pública. É mais uma ferramenta para o nosso aprendizado”.
Para reforçar a aprendizagem dos estudantes, os conteúdos transmitidos durante o ‘É Bom Saber’ também serão disponibilizados no Portal da Educação.
Ampliação do Universidade Para Todos
De acordo com o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, trata-se de uma ampliação do Universidade Para Todos, programa de preparação para o vestibular que, neste ano, está beneficiando 35 mil estudantes de 146 municípios. Ele explicou que o governo tem realizado diversos investimentos na educação, entre eles, esse programa, a fim de preparar os jovens para a universidade pública.
O secretário de Comunicação, Robinson Almeida, destacou a importância da TV Pública para a educação de qualidade, que “não é ver o telespectador como consumidor, mas como cidadão e levar para eles informações que possibilitem o seu aprendizado, o seu conhecimento e a sua conduta na vida pública”.
Com um formato bastante descontraído, em que o apresentador Jorge Portugal interage com os estudantes, o programa contará com cinco quadros apresentados por professores de cursinhos pré-vestibulares – ‘Tá na mídia, tá na prova’, ‘Na Base’, ‘Interaula’, ‘A Dúvida que Pintou’, ‘A Palavra é Show!’.
Segundo Portugal, os quadros visam ensinar e responder as dúvidas mais frequentes dos estudantes. Neles, serão abordados temas da atualidade que estão na mídia, apresentadas aulas gravadas de forma ilustrada sobre um ponto específico do programa. Também haverá uma abordagem interdisciplinar de um tema, feita por dois ou três professores, correspondendo à proposta do Enem.
O governador Jaques Wagner afirmou que, além de preparar os estudantes para a universidade, o Estado tem investido na educação profissional, com atração de mais Institutos Federais como os nove anunciados pela presidenta Dilma Rousseff, na semana passada, e promovido cursos profissionalizantes nas redes públicas de ensino. Ele também abordou a parceria feita com as prefeituras municipais por meio do Pacto com os Municípios, que visa alfabetizar todas as crianças até oito anos de idade.
“O ‘É Bom Saber’ vem para reforçar o programa Universidade para Todos, fortalecendo o ensino dos jovens que estão se preparando para a universidade. Estamos usando tecnologias e interatividade para dar condições à juventude baiana de poder se posicionar bem na universidade ou nos Institutos Federais, a fim de se destacarem na vida profissional”.