oficina psul 4As ações de infraestrutura e as políticas socioambientais nas comunidades no entorno da área do Porto Sul foram os principais temas abordados durante oficina de planejamento estratégico promovida, nesta sexta-feira (7), em Ilhéus pelo Governo da Bahia, responsável pelo empreendimento. O porto a ser construído no município terá investimentos de R$ 5,6 bilhões, provenientes da iniciativa privada.

A oficina reuniu cerca de 50 lideranças comunitárias, que receberam informações sobre o projeto e instituíram grupos de trabalho para definir acompanhar o processo de implantação do empreendimento e de projetos a ele vinculados. Entre as principais propostas apresentadas estão a melhoria das condições das estradas, a realização de obras de saneamento básico e a construção de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Aldicemiro Ferreira Duarte Luz, o Mirinho, coordenador do Comitê de Entidades Sociais em Defesa de Ilhéus (Coeso), afirmou que o Porto Sul é uma obra fundamental para a retomada do desenvolvimento regional. “Sua implantação deve garantir a melhoria da qualidade de vida da população, através da geração de empregos, capacitação profissional e obras de infraestrutura nas comunidades”, disse.

oficina Psul 3A partir das demandas apontadas por lideranças comunitárias, serão implantados os programas socioambientais do Plano Básico Ambiental do Porto Sul, que faz parte das ações de compensação do projeto, estabelecidas através de consenso entre o Governo da Bahia, Ibama e Ministério Público.O Porto Sul já realizou nove audiências públicas do Ibama e cerca de 70 reuniões públicas e oficinas de apresentação do projeto e discussão do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA)  com a comunidade.

O Porto Sul é composto por uma retroárea com 1224,9 hectares, ponte de acesso marítimo, píer com quebra-mar a 3,5 quilômetros da costa, acesso terrestre e dragagem de 16,5 milhões de metros cúbicos.   A construção do Porto Sul faz parte do Complexo Intermodal que inclui a construção da Ferrovia Oeste-Leste, já em obras, e de um novo aeroporto em Ilhéus.