O V Festival Internacional do Chocolate e Cacau, em Ilhéus  movimentou cerca de R$ 3 milhões e recebeu a visitação de 30 mil pessoas. As informações foram divulgadas na quinta-feira, 11, pelos organizadores. A pesquisa, realizada durante festival, de 4 a 7 de julho, no Centro de Convenções, ouviu 504 pessoas entre população local e turistas de Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Salvador, Goiás, Belém, Aracaju, Belo Horizonte, Brasília e Tocantins.

Na amostra analisada, 99,6% dos participantes elogiaram a organização e estrutura do festival, além da oferta de produtos e equipamentos para a agroindústria regional. Esta edição do festival foi a que trouxe melhores resultados de comercialização, de acordo com os empresários e produtores atendidos pelo Sebrae na Feira do Chocolate. A M21, organizadora do festival, levará o evento para o Pará, em  em setembro.

A pesquisa apontou, ainda, uma mudança de comportamento do público quanto ao consumo do chocolate fino, que tem percentuais superiores de cacau em relação aos industrializados, exigindo formulações com mais cacau, de 40% a 100%. O realizador do evento, o publicitário Marcos Lessa, também destacou que a maioria dos consumidores desconhece a exigência legal de que o termo “chocolate” só deve ser usado em produtos que contenham no mínimo 25% de cacau. “Um em cada três chocolates comuns vendidos no Brasil, pelas grandes indústrias, não poderia ter esse nome. Ou seja, em alguns casos, o que o brasileiro encontra na prateleira dos supermercados, vendido como chocolate, é apenas doce”, completou.

O Festival Internacional do Chocolate e Cacau foi resultado da parceria entre entidades como secretaria de Desenvolvimento e Integração, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), secretaria de Agricultura, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sebrae, secretarias de Turismo do Estado e do Município de Ilhéus, Bahiatursa, Governo da Bahia, Associação dos Produtores de Cacau (APC), Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) e MVU Eventos.