WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura itabuna livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

janeiro 2026
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031


:: 11/jan/2026 . 15:30

Fé que cura: Padre Cristo lança livro sobre esperança e superação

“Crê somente” apresenta o relato da trajetória de fé e enfrentamento

Reconhecido por sua serenidade e profunda espiritualidade, o padre José Alvino de Cristo lança, nesta quarta-feira, 14 de janeiro de 2025, o livro Crê somente. A solenidade terá início às 18 horas, na Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, localizada na Avenida Princesa Isabel. Após o lançamento, haverá um momento de adoração e agradecimento a Deus.

Publicado pela Editora 3,14, Crê somente apresenta o relato da trajetória de fé e enfrentamento do padre Cristo durante o tratamento contra o câncer. Em depoimento marcante, o sacerdote destaca a confiança em Deus e na medicina como caminhos complementares para a cura. “Cada exame, cada consulta, cada tratamento são sempre atos de fé, coragem e amor-próprio. O câncer encontrou em mim mais que um adversário: encontrou um homem que caminha na fé e na certeza da presença de Deus”, afirmou o sacerdote durante o período de tratamento radioterápico, realizado em Campina Grande.

Na mesma ocasião, o padre ressaltou que o início do tratamento representava um novo ciclo de vida, marcado pela fé, pelas orações recebidas e pelo cuidado humano e profissional da equipe médica. “Fui dor, luta e silêncio, mas sempre fui fé. Porque nada sou sem Deus, e Nele tudo é possível”, declarou.

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Itacaré inicia ordenamento das praias após decreto que proíbe consumação mínima

Após a publicação do Decreto Municipal nº 296/2026, que proíbe a exigência de consumação mínima para utilização de mesas, cadeiras, guarda-sóis e equipamentos similares na faixa de areia, a Prefeitura de Itacaré deu início ao ordenamento das praias do município, avançando na organização, no controle e no uso adequado dos espaços públicos.

As ações começaram pelas praias da Concha e da Ribeira e serão estendidas gradativamente às demais praias urbanas e rurais. O trabalho é realizado de forma integrada pelas secretarias municipais de Meio Ambiente, Governo e Serviços Públicos, Turismo, Gabinete do Prefeito e Comunicação, reforçando o compromisso da gestão com o equilíbrio entre atividade econômica, preservação ambiental e direito de acesso da população.

:: LEIA MAIS »

Crônica de domingo: Milagres que vivi 2 – O Bori

Paloma Amado

Ouvi falar em Bori pela primeira vez quando tinha 11 anos. Estávamos de férias em Salvador, meus pais procurando casa para comprar. Combinavam com Carybé de irem, os dois casais, ao Candomblé de Mãe Senhora para fazerem juntos o bori. Achei a palavra engraçada, quis saber o que era. Papai me explicou sobre o ritual de dar de comer à cabeça, isto é, ao orixá. Uma obrigação de candomblé. Obrigação?, me espantei. Meu pai riu. É assim que se chama, meu bem, mas a gente faz de bom grado. Iriam passar a noite toda, a comida preparada para o orixá enrolada na cabeça, dormiriam em quartinhos separados, papai com Carybé, mamãe com Nancy.

Já morando na Bahia, um dia mamãe me disse que não dormiria em casa aquela noite, iria ao Axé do Opô Afonjá fazer o bori. Daquela vez iria sozinha, os outros já tinham feito. Assim, no fim da tarde, dona Zélia partiu para o candomblé.

Mãe Senhora a recebeu, lhe deu saia e bata de uma brancura imaculada, ela vestiu, tirou os sapatos, juntas foram para o quartinho onde tinha apenas uma esteira e uma moringa de água, não vá passar sede, minha filha! Deitada na esteira, a comida de Oxum na cabeça envolta por um ojá, despediu-se da Mãe. Vou deixar a porta aberta, está muito calor. Não tenha medo. Não teve medo, mas como conciliar o sono se sentia emoções tão profundas, que sempre espantavam a materialista que dizia ser. Fechou os olhos, insistiu, mas o sono não veio.

Quando os abriu novamente, viu uma filha de santo de pé na porta. Pensou que Mãe Senhora tinha tido o cuidado de colocar alguém para velar seu sono, ficou com pena. Chamou: Moça… Mas ela não saiu do lugar, apenas a olhou sorrindo. Não precisa ficar aí não, vá dormir. Diga à minha Mãe que não estou com medo. Mas a moça não arredou pé. Certamente, cumpria ordens. Mamãe acabou dormindo, acordou umas vezes, a moça continuava lá. Ao levantar, de manhã, já não havia ninguém. Logo vieram buscá-la, Mãe Senhora a esperava para finalizar a obrigação e tomar café.

:: LEIA MAIS »

Governo do Estado lança campanha de enfrentamento à violência contra a mulher na abertura do Baianão 2026

O futebol baiano entrou em campo neste sábado (10) com uma mensagem que vai além do esporte. Durante a abertura do Campeonato Baiano de Futebol 2026, o Governo do Estado lançou uma campanha pelo fim da violência contra a mulher, utilizando a visibilidade do Baianão para ampliar a conscientização e incentivar a denúncia de casos de violência de gênero. A iniciativa é da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), e marcou a partida entre Vitória e Atlético de Alagoinhas, no Barradão, em Salvador.

A campanha utiliza diferentes formatos de comunicação para chamar a atenção para situações cotidianas de medo, insegurança e violência vividas por mulheres. Antes do início da partida, os jogadores entraram em campo vestindo jaquetas que cobriam os uniformes e exibiam manchas roxas, simbolizando marcas de agressões que muitas vezes permanecem ocultas ou são silenciadas. A ação reforça a importância da denúncia por meio do Disque 180 e a existência de uma rede estadual de acolhimento e proteção.

:: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia