:: 26/nov/2025 . 19:00
Último Encontro da Tradição Oral encerra Novembro Negro em Ilhéus
O ciclo de debates sobre educação patrimonial, memória e ancestralidade, promovido pelo Memorial Unzó Tombenci Neto, encerra nesta sexta, dia 28. O último Encontro da Tradição Oral vai acontecer no Terreiro Matamba Tombenci Neto, a partir das 19 horas, com entrada gratuita.
A roda de conversa vai contar com a presença de Adriane Batata, arquiteta e urbanista e doutora em Ambiente e Sociedade pela Unicamp; Anarleide Menezes, secretária de cultura de Ilhéus, e Danillo Souza, superintendente de Promoção da Igualdade Racial de Porto Seguro. O diálogo será mediado pelo Tata Marinho Rodrigues.

O evento também vai contar com uma apresentação de integrantes da Associação de Capoeira Angola Mucumbo, fundada pelo saudoso Mestre Virgilio. Em seguida, o ocorrerá o lançamento do projeto Katinguelê-Bantu, que vai oferecer, por meio da ONG Gongombira, oficinas gratuitas de Percussão Ancestral, Capoeira Angola e Letramento Racial para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.
GACC Sul Bahia realiza entrega oficial das doações da campanha “Pare pra Mim”
O GACC Sul Bahia realizará, nesta sexta-feira, 28 de novembro, às 10 horas, na Casa de Apoio, a cerimônia de encerramento da campanha “Pare pra Mim 2024”, iniciativa que mobilizou toda a região em prol de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer.
Ao longo de mais de um mês de mobilização, a campanha arrecadou alimentos, fraldas descartáveis e produtos de higiene e limpeza, itens essenciais para manter o atendimento diário oferecido pelo GACC às famílias acolhidas. A entrega oficial marcará o fechamento da 11ª edição da campanha, que conta tradicionalmente com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), voluntários, escolas, entidades, empresas e parceiros sociais.
Durante o evento, serão apresentados os resultados alcançados nesta edição, além da entrega simbólica das doações que seguirão diretamente para a despensa da Casa de Apoio. Atualmente, o GACC Sul Bahia atende famílias provenientes de mais de 200 municípios da Bahia, oferecendo hospedagem, seis refeições diárias, transporte para tratamento, apoio psicológico, nutricional, educacional e social, tudo de forma gratuita.
Festival une ciência, tecnologia e criatividade em Salvador
Transformadora por natureza, a ciência pode ser uma virada de chave na vida de um estudante. Entre invenções, tentativas e descobertas, ela revela sua face mais próxima do cotidiano, especialmente quando nas mãos de jovens com grandes ideias. É essa conexão que o Festival SESI de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) celebra em sua segunda edição, nos dias 12 e 13 de dezembro, na Escola SESI Djalma Pessoa, em Piatã. Realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) da Bahia, por meio da Escola SESI, o evento tem entrada gratuita e atrações para toda a família.

Para movimentar ao máximo a programação do fim de semana, neste ano as atividades acontecem das 9h às 18h, tanto na sexta-feira (12) quanto no sábado (13). Com uma proposta ampliada, esta edição reunirá feira de iniciação científica, torneios de robótica e cubo mágico, laboratório de ciência interativa, oficinas, espaço kids, jogos de tabuleiro, além de apresentações culturais e novidades como o concurso de cosplay, que promete animar o público e aproximar ainda mais a ciência do universo da criatividade.
A retirada gratuita de ingressos pode ser feita pelo Sympla ou diretamente no local. O evento também contará com estacionamento e translado gratuitos na AABB, em Piatã, de onde uma van fará o transporte até a porta da Escola SESI Djalma Pessoa.
Itacaré terá nova subestação de energia e capacidade do sistema será dobrada

Albert Queiróz
A Neoenergia Coelba iniciou nesta semana as obras da nova subestação de energia elétrica de Itacaré, um investimento estratégico que vai dobrar a capacidade de fornecimento para o município. A iniciativa representa um avanço histórico para a infraestrutura local e vai garantir mais segurança, estabilidade e qualidade no abastecimento de energia para moradores, empreendimentos e toda a cadeia produtiva.
A Prefeitura de Itacaré é parceira direta neste projeto e viabilizou a implantação de uma nova estrutura por meio da doação da área, autorizada pela Câmara de Vereadores. A medida permite que a empresa construa um posto de transformação, etapa essencial para ampliar a capacidade atual da subestação e atender ao crescimento da cidade.
O prefeito Nego de Saronga destacou a importância da obra para o presente e o futuro do município:
“Itacaré está vivendo um momento de expansão e precisa de uma rede de energia à altura do seu desenvolvimento. A ampliação da subestação vai garantir mais segurança no completo, atrair novos investimentos, fortalecer o turismo, apoiar o comércio e melhorar diretamente a vida das pessoas. Essa parceria com a Neoenergia Coelba é fundamental, e a Prefeitura não mediu esforços para colaborar com um projeto que representa mais progresso para nossa cidade.”
Operação Verão 2025/2026 é lançada pelo Governo do Estado com investimento de mais de R$46 milhões em segurança pública

Com o objetivo de intensificar o policiamento ostensivo e preventivo durante o período de maior fluxo turístico na Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues lançou, na manhã desta quarta-feira (26), no Jardim de Alah, em Salvador, a Operação Verão 2025/2026 da Segurança Pública, que já começa com o reforço do efetivo e de mais de 160 novas viaturas e equipamentos entregues às forças policiais e de salvamento.

A iniciativa amplia ações de prevenção à criminalidade, reforça a presença das equipes em áreas de grande circulação e fortalece a capacidade de resposta a emergências durante toda a alta estação com um incremento de 9,2 milhões do Governo Estadual. Na ocasião, também foram entregues veículos e equipamentos, o que totaliza um investimento de R$ 46,5 milhões pelo Estado e Governo Federal em segurança pública. O grupamento aéreo da PM (Graer) demonstrou uma manobra de rappel aerotático, além de salvamento aquático pelo Corpo de Bombeiros.

“Estamos preparando a Bahia para receber com segurança o grande fluxo de visitantes que chega no verão. Nosso compromisso é garantir tranquilidade, acolhimento e proteção à população e aos turistas que escolhem nosso estado. Uma Bahia mais segura, verão mais seguro aqui no estado. Garantindo também a entrega de equipamentos, inclusive, drones para inteligência garantir a proteção da população através de imagens aéreas”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues durante o lançamento.
Flicacau movimenta cena cultural de Itabuna
Na sua edição de estreia, a Festa Literária da Região Cacaueira (Flicacau) desembarca no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, nesta quinta-feira (27), a partir das 14h, e segue até sábado (29). Num gesto multifacetado de reverência ao bioma-coração da civilização grapiúna, a Mata Atlântica, o evento convida o público do sul da Bahia e visitantes para uma imersão no tema Verde que te quero livro: contando a história da mata que nos sustenta.
Ao longo dos três dias, a Flicacau terá mesas de discussão, intervenções que mesclam teatro a outras linguagens artísticas, como dança, contação de história e shows musicais. Tudo pensado em cada detalhe pelo time de curadoras formado por Dinalva Melo, Camila Gusmão, Rita Argollo, Bárbara Falcón e Bruna Setenta, e a jornalista Vanessa Dantas, uma das organizadoras e mediadoras do evento.
Todos os cinco espaços do evento – Jorge Amado, Estação Juventuves, Flicauzinha, Bahia Literária e Casa dos Autores Baianos(as) – terão indicação etária livre, acessibilidade com rampas e intérpretes de Libras posicionados para a plateia. Produtores estarão presentes em cada ambiente para acompanhar pessoas com deficiência e oferecer informações. E, claro, todas as atrações com entrada franca.
A Flicacau firmou parceria com a Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI), que vai prestar serviço de coleta seletiva, ajudando o evento a reduzir seu impacto ambiental e a fomentar uma atividade que dá sustento a dezenas de famílias itabunenses.
Outro compromisso da Festa Literária da Região Cacaueira é com a promoção de debates urgentes sobre conservação ambiental, afirmação de identidades dissidentes, lutas dos povos originários e minorias políticas, reconhecimento de saberes ancestrais e inserção das infâncias e juventudes no mundo da literatura.
O evento também é um espaço de colaboração com os coletivos e editoras independentes que fazem a literatura produzida na Bahia viajar Brasil afora: Editora Tertúlias, Editora Teatro Popular de Ilhéus, Editora Via Litterarum, Vixe Bahia Literária e Editora Mondrongo.
A Flicacau tem patrocínio do Governo do Estado. É contemplada também pelo Projeto Bahia Literária, iniciativa da Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura (SecultBA), e da Secretaria Estadual de Educação (SEC). Conta com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). A realização é da Seneh Comunicação & Projetos.
Abaixo, confira a programação completa.
Bahia e China reafirmam parceria e avançam em tratativas para a Ponte Salvador–Itaparica
A Bahia e a China reforçaram, nesta segunda-feira (24), o compromisso com o andamento do projeto da Ponte Salvador–Ilha de Itaparica durante visita da cônsul-geral da China no Rio de Janeiro, Tian Min, à Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste (SVPonte), em Salvador. O titular da pasta, Mateus Dias, e o secretário de Infraestrutura em exercício, Saulo Pontes, receberam a diplomata para debater sobre os próximos passos da obra. O encontro ocorreu durante a passagem da cônsul por Salvador para o III Fórum Bahia-China.

Na oportunidade, o secretário Mateus Dias afirmou que a reunião foi essencial para alinhar etapas do projeto, considerado um marco para a infraestrutura baiana. “A ponte é um vetor de desenvolvimento econômico e social. O encontro permitiu consolidar ainda mais a boa relação entre os países”, disse.
Tian Min destacou o interesse do governo chinês em manter a cooperação com o estado. “Este projeto é muito importante e espero que possamos realizar o sonho dos baianos”, afirmou a cônsul, parabenizando a criação da secretaria extraordinária dedicada ao sistema viário. Complementando, Pontes reforçou que o acompanhamento da SVPonte será determinante para o cumprimento do cronograma da obra. “A parceria entre Bahia e China tende a se fortalecer ainda mais com a atuação da secretaria extraordinária, que trabalhará junto ao consórcio construtor”.
Com articulação de Adélia Pinheiro, turismo de Ilhéus encaminha demandas prioritárias a Jerônimo Rodrigues
A Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) encaminhou ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) as demandas prioritárias do setor turístico do município. Enviado nesta segunda-feira (24), o documento foi resultado de quatro reuniões do trade local com representantes da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur-BA) e do Sebrae, numa articulação capitaneada pela assessora especial chefe do Executivo baiano, Adélia Pinheiro.
“Essa agenda é fruto de uma construção coletiva iniciada em junho, com a presença do secretário Maurício Bacelar. O diálogo teve sequência com uma série de reuniões ao longo dos últimos meses, ouvindo técnicos e empreendedores do turismo, até chegar ao coroamento do trabalho, com a entrega do documento ao governador. É essa ação articulada que fortalece Ilhéus e todo o sul da Bahia”, afirmou Adélia.
A reunião desta segunda-feira (24), em Ilhéus, também contou com a presença do secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, e da chefe do Gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito.
PRIORIDADES DO TRADE
O Sabor das Coisas que Ficam será lançado na FliCacau
A Festa Literária da Região Cacaueira — FliCacau será o cenário do lançamento do novo livro de Rodrigo Dias Souza, O Sabor das Coisas que Ficam. O lançamento acontece no dia 28 de novembro de 2025, das 9h às 12h, celebrando uma obra que nasce da terra, da memória afetiva e das travessias interiores.
Ambientado entre Bom Jesus da Lapa e as casas da infância, o livro explora vínculos, espiritualidade popular e os gestos que permanecem mesmo quando o tempo passa. A narrativa aprofunda o universo sensível que já caracteriza a escrita do autor, unindo cotidiano, poesia e fé.
Um destaque especial deste lançamento é que a obra será traduzida pela Universidade de Santiago do Chile, ampliando o diálogo internacional da literatura de Rodrigo e fortalecendo a presença da escrita baiana em contextos acadêmicos latino-americanos.
Jacobina Mineração Pan American Silver realiza Projeto Viva Bem: Saúde, Movimento e Inclusão

Ação foi realizada entre setembro e novembro / Foto divulgação
A Jacobina Mineração Pan American Silver, em parceria com a Faculdade AGES, promoveu três edições do Projeto Viva Bem: Saúde, Movimento e Inclusão para Todos, levando serviços gratuitos de saúde, orientações e atividades de bem-estar às comunidades do entorno da operação. Realizadas entre os meses de setembro e novembro, as ações aconteceram nas localidades do Pontilhão e Itapicuru, beneficiando cerca de 300 pessoas com atendimentos gratuitos e atividades educativas voltadas à promoção da saúde e da qualidade de vida.
A primeira edição, realizada no dia 13 de setembro, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Pontilhão, marcou o Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio, com foco no cuidado físico e mental. Foram oferecidos atendimentos médicos, fisioterapia, nutrição, psicologia, vacinação, oficinas educativas e atividades lúdicas, reforçando a importância da atenção integral à saúde e da prevenção de doenças.
Em 18 de outubro, foi a vez das comunidades de Itapicuru e Jaboticaba se beneficiarem com a segunda edição do projeto, voltada à saúde da mulher e à prevenção. A ação contou com o apoio da Hemoba, que realizou o cadastro de doadores de medula óssea, além de disponibilizar consultas médicas, exames preventivos, aferição de pressão e glicemia, orientações sobre saúde cardiovascular, massagens relaxantes e atividades funcionais.












