:: 21/out/2025 . 11:13
Evento Steps2Walk vai beneficiar pacientes do SUS com cirurgias de pé e tornozelo em Salvador
O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB) — unidade 100% SUS, administrada pelo Einstein Hospital Israelita — será palco, entre os dias 20 e 24 de outubro, do Steps2Walk, iniciativa promovida pela organização humanitária sem fins lucrativos de mesmo nome, dedicada ao tratamento de pés e tornozelos e reconhecida mundialmente por realizar missões cirúrgicas para correção de deformidades graves em crianças, jovens e adultos.
Com mais de 20 anos de atuação, o Steps2Walk já esteve em 21 países, realizando gratuitamente mais de 1700 cirurgias em pacientes com sérios comprometimentos ortopédicos. Além de transformar vidas, o programa também tem forte compromisso com a formação e atualização de especialistas, promovendo a troca de conhecimento com profissionais de diversas partes do mundo.
Em Salvador, a programação inclui simpósio, discussão de casos clínicos, avaliação presencial de pacientes e dois dias inteiros de cirurgias – em 21 pacientes do Hospital Ortopédico, ao todo – transmitidas ao vivo no centro de ensino e pesquisa da unidade, onde aproximadamente 30 médicos especialistas irão acompanhar os procedimentos. A iniciativa reunirá grandes nomes da cirurgia de tornozelo e pé do Brasil e dos Estados Unidos, promovendo um intercâmbio internacional de experiências e práticas de excelência.
“Receber o Steps2Walk na Bahia é uma oportunidade única de oferecer a pacientes do SUS, que convivem há anos com deformidades graves, acesso a tratamentos de ponta e realizados por alguns dos maiores especialistas do mundo. É um marco para o estado e para o país, que reforça a importância do intercâmbio científico,” declara a Secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana.
Justiça de Buerarema bloqueia perfil de influenciador e multa Facebook e Instagram em até R$ 200 mil
A Justiça da Comarca de Buerarema determinou o bloqueio do perfil do influenciador digital Steheffany Horara e aplicou multas que podem chegar a R$ 200 mil ao Facebook e Instagram. As decisões foram proferidas em duas sentenças distintas — uma no Juizado Especial e outra na Vara Criminal.
A medida decorre de uma ação conjunta movida contra o influenciador Eliano Feitosa e as plataformas, em razão de ataques reiterados e ofensas públicas praticadas em sua conta no Instagram.
Segundo os autos, autoridades, instituições e cidadãos comuns vinham sendo constantemente alvo de calúnias, difamações e insultos. A rede social administrada pelo influenciador teria se transformado em um verdadeiro “cangaço digital”, espalhando medo, destruindo reputações e gerando conflitos familiares e comunitários.
Governo do Estado antecipa pagamento e feriado pelas comemorações do Dia do Servidor
Na esteira das comemorações pelo Dia do Servidor, o governo baiano está divulgando uma série de medidas em prol do funcionalismo público. Neste mês, os mais de 270 mil servidores ativos, inativos e pensionistas do Estado receberão seus salários de forma antecipada, no dia 27 de outubro, em cota única.
No caso dos trabalhadores que recebem a remuneração por meio de conta corrente do Banco do Brasil, as quantias estarão disponíveis já a partir do sábado (25). Pela tabela de pagamentos oficial, os recursos seriam liberados originalmente apenas no dia 30 de outubro, para inativos e pensionistas, e no dia 31, para servidores ativos.
Em paralelo, o feriado pela passagem do Dia do Servidor Público Estadual – comemorado oficialmente no dia 28 de outubro – será antecipado para o próximo dia 27, uma segunda-feira.
Prêmio Boas Práticas
Teatro Popular de Ilhéus apresenta Borépetei. Uno e será homenageado no Festival Teatro de Cabo a Rabo
O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) é o grande homenageado da edição 2025 do Festival Teatro de Cabo a Rabo, promovido pelo Teatro Vila Velha, em Salvador. A abertura da participação do grupo acontece na quarta-feira (22), às 19h, no Museu de Arte da Bahia (MAB), com a apresentação gratuita do espetáculo Borépetei. Uno — uma das criações mais ambiciosas, sensoriais e politicamente significativas do TPI.
O grupo ainda realiza o pré-lançamento de duas coletâneas inéditas, uma oficina de desmontagem do espetáculo e um bate-papo com seu diretor e dramaturgo, Romualdo Lisboa.
“Celebrar os 30 anos do Teatro Popular de Ilhéus com Borépetei. Uno é reafirmar nossa missão de democratizar a cultura e aproximar o público de nossas próprias raízes. Seu formato circular, no meio da plateia, reforça essa aproximação, criando uma comunhão estética e política com quem assiste”, afirma Romualdo Lisboa.
- 1