:: 23/mar/2025 . 16:30
FIEB abre inscrições para o 15º Prêmio Indústria Baiana Sustentável
Com o tema “Uma Gota de Ação, Um Oceano de Mudanças”, o 15º Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável está com inscrições abertas. A premiação, que visa reconhecer e valorizar as indústrias que se destacam por suas ações inovadoras em prol da sustentabilidade, estimula iniciativas que contribuem para o aumento da produtividade, otimização de recursos e aprimoramento da gestão, sempre alinhadas aos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Ao longo de suas edições, a premiação tem se consolidado como um importante instrumento de sensibilização, incentivando as indústrias a adotarem práticas sustentáveis de forma integrada. “As ações não podem ser avaliadas isoladamente. Toda iniciativa sustentável deve considerar impactos ambientais, sociais e econômicos. Por exemplo, a reciclagem não apenas reduz resíduos, mas também gera empregos e otimiza custos para as empresas”, destaca Arlinda Negreiros, Gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB, presidente da comissão julgadora do Prêmio.
O 15º Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável contempla cinco categorias:
Projeto “Nós por Nós” promove debate sobre racismo, com Lázaro Ramos
Marcando as ações do Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, , a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou o 2º encontro do “Nós por Nós: Projeto de Incentivo à Produção Literária do Campo, Indígena e Quilombola no Estado da Bahia”, no auditório do Instituto Anísio Teixeira. O evento contou a a apresentação de um Awê, dança tradicional do povo Pataxó, realizada por estudantes do Colégio Estadual Indígena de Coroa Vermelha, localizado em Porto Seguro, e a participação do ator, diretor e escritor, Lázaro Ramos, autor do livro “Na minha pele”, que compartilhou, com 170 estudantes de seis colégios estaduais, suas experiências pessoais e reflexões sobre racismo, respeito às diferenças e formação de identidade.
A secretária da Educação, Rowenna Brito, falou sobre a importância em poder proporcionar momentos de interação e troca de experiências entre estudantes, professores e personalidades. “Nossa luta diária é para que eles possam ocupar os espaços e possam ter mais oportunidades. Trocar experiências com pessoas como Lázaro Ramos, que um dia foi estudante da rede estadual da educação, é inspirador”.
Durante do encontro, Lázaro Ramos compartilhou como foi o processo de criação de seu livro Na minha Pele, que integra o conjunto de obras que serão trabalhadas pelo projeto Nós por Nós. “No começo, eu escrevi um livro muito pretensioso, cheio de lições de moral, como se eu fosse um cientista político, o que eu não sou. Com o tempo, percebi que precisava colocar meu coração nele. Foi quando comecei a falar da minha família, da escola em que estudei, dos meus sonhos e, principalmente, da arte. A arte sempre esteve presente na minha vida, e percebi que ela nos cura. Minha mãe, que trabalhava o dia inteiro e estudava à noite, fazia teatro e era feliz ali. Então eu entendi: eu precisava falar disso também”.
Paralisação do sistema de captação em Rio do Braço: EMASA divulga programação do abastecimento de água*.

Foto Zé Drone
A quebra do eixo de uma das motobombas em operação na Estação de Captação de Água Bruta, localizada no povoado de Rio do Braço, distrito de Banco do Pedro, em Ilhéus, paralisou as atividades da unidade da EMASA. O incidente provocou o adiamento da inauguração da segunda etapa do Projeto Mais Água para a Cidade e causa atrasos no abastecimento em algumas localidades.
A Gerência de Expansão e Operação, da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) já está trabalhando para substituir a peça e retomar o sistema de captação de água bruta.
Para evitar maiores atrasos no fornecimento de água para a população, a Gerência de Expansão e Operação estabeleceu um cronograma emergencial com a previsão de abastecimento para os próximos dias. Sendo que essa programação poderá sofrer alterações caso ocorra novo imprevisto.
De acordo com o programado,,; no domingo, dia 23, Novo Horizonte, Corbiniano Freire, Parque São João, Pontalzinho e Castália, partes altas. Além do São Caetano, Jardim Primavera, Sarinha Alcântara e Vila Anália (parte baixa), com 50 por cento da pressão.
Bahia recebe 428 mil doses da vacina contra a gripe
A campanha de vacinação contra a influenza já começou a ganhar forma na Bahia. O estado recebeu, neste sábado (22), a primeira remessa enviada pelo Ministério da Saúde, com 428 mil doses da vacina. A distribuição para os municípios será iniciada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) na próxima segunda-feira (24), com foco no abastecimento das redes municipais de saúde para o início da campanha, previsto para 7 de abril.
Neste ano, a imunização contra a gripe será ampliada: além das campanhas sazonais, a vacina passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação, o que significa proteção garantida durante todo o ano para o público-alvo. Na Bahia, esse grupo é formado por cerca de 6,3 milhões de pessoas.
Devem se vacinar crianças de 6 meses a menores de 6 anos; idosos com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde e da educação; indígenas, povos tradicionais e pessoas em situação de rua; pessoas com comorbidades ou deficiência permanente; caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo; profissionais das forças de segurança, forças armadas e sistema prisional; além da população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.
- 1