Na Alemanha, Teia dos Povos promove articulação para a Teia Internacional
Representantes da Teia dos Povos, do Sul da Bahia, participaram de atividades na Casa da Cultura do Mundo em Berlim , na Alemanha, estabelecendo um diálogo sobre as lutas dos povos e articulando estratégias para o desenvolvimento sustentável.
Os dirigentes da Teia dos Povos, Cinezio Peçanha (Mestre Cobra Mansa) e Joelson Ferreira (Mestre Joelson) debateram com o representantes de movimentos sociais de diversos países questões sobre sustentabilidade e impacto das mudanças climáticas.
“ Buscamos dialogar para dialogar a construção de uma unidade entre os povos sem perder a nossa diversidade, preocupados com as comunidades ancestrais como os quilombos, comunidades originárias, os indígenas, e comunidades de terreiros”, disse Joelson Ferreira, liderança do Assentamento Terravista, do MST, em Arataca.
“Queremos estabelecer projetos junto aos parceiros europeus para que possamos construir forma de conviver na casa comum sem destruí-la, dentro desse diálogo confluente o acesso à terra, a água, foram pontos importantes para mitigação dos problemas dos povos do campo, da floresta e das águas, defendemos uma articulacão estratégica que torne a agroecologia premissa em toda produção da nossa gente, seja na arte, agricultura sobretudo na educação, mostramos que nosso objetivo é transformar nossos territórios em modelos a serem seguidos por nós mesmos e pelos povo do mundo” finalizou Joelson.
O mês de abril é o mês dos povos indígenas que é também marcado pela luta do povo que é chamado pelos movimentos sociais de abril vermelho.
Em Berlim, Joelson Ferreira foi o palestrante numa mesa redonda sobre a atuação da Teia do Povos, além de participar de uma oficina sobre plantas medicinais.
Neste final de semana será realizada uma oficina com o Grupo de Capoeira Mukanda, coordenado pelo Mestre Cobra Mansa. Além da Bahia, a Teia dos Povos está presente em outros estados como São Paulo e Rio de Janeiro, além de Brasília.