No último dia 21 de janeiro, a   indígena Maria de Fátima Muniz, a “Nega Pataxó”  foi assassinada num conflito de terras no município de Potiraguá.

Ela era  Doutora Honoris Causa pela UFMG e pajé A  aldeia Caramuru Catarina Paraguaçu e sua morte escancarou de vez a conivência de setores da PM com fazendeiros do Grupo Invasão Zero.

No próximo 8 de março em sessão solene a Câmara de Vereadores de Pau Brasil  homenageará com a comenda Gileno Virginio de Jesus além da Pajé Nega Pataxó “in memorian” várias mulheres por relevantes serviços ao município.

 

“ Vamos não só homenagear a Pajé nega Pataxó e seus familiares como também iremos solicitar das autoridades competentes o fim do extermínio contra os povos do campo e da floresta, além de exaltar a força das mulheres indígenas, negras, sem terras, da periferia, combater a violência contra mulher e num ambiente de muita consagração e luta”, afirma Nego Elder, presidente da Câmara de Pau Brasil.

“Todos os dias é dia de reflexão da nossa sociedade e do que ela tem que proporcionar de bom para as mulheres” finaliza Nego Elder.

 

O ato  em homenagem ao Dia da Mulher acontecerá no plenário da câmara de Pau Brasil localizada na Praça Juraci Magalhães no Centro Administrativo do Município.