Após uma  primeira fase em que prevaleceram as cenas em áreas rurais, a segunda fase do remake de Renascer, da Rede Globo, finalmente exibiu o centro de Ilhéus, cidade em que a novela é ambientada.

 

O capítulo de quinta-feira (8) mostra o passeio de José Inocêncio (Marcos Palmeira)  e Mariana (Theresa Fonseca) por Ilhéus, que marca o início de um romance  intenso e conturbado, com muitas reviravoltas.

As cenas em Ilhéus mostram locais icônicos como o Vesúvio, onde o casal desfrutou de um chopp  que ao lado dos quibes, é marca do bar celebrizado por  Jorge Amado em ´Gabriela Cravo e Canela´, tendo ao fundo a Catedral de São Sebastião; e a Casa Jorge Amado, com  direito à selfie ao lado da estátua do escritor.

 

As cenas também mostraram a Ponte Jorge Amado (Ihéus-Pontal) a obra do Governo da Bahia que se tornou cartão postal, percorrida de carro e mostrada como pano de fundo durante um passeio do  casal pela avenida Lomanto  Junior.

O  roteiro da novela prevê muitas cenas da novela, e   a primeira aparição da  cidade causou impacto e dá a dimensão de como Ilhéus poderá se beneficiar de uma trama vista por milhões de brasileiros.

Daniella Façanha Santana, proprietária  e chef de cozinha da pousada Morro dos Navegantes, onde os personagens José  Inocêncio e  Mariana tomaram café da manhã, destaca que “a novela mostra o que Ilhéus tem para atrair milhares de turistas, como praias paradisíacas, uma natureza exuberante com áreas de Mata Atlântica preservada  e um grande patrimônio cultural e arquitetônico, além do encanto gerado pelas obras do Jorge Amado”. “Essa é uma grande chance para impulsionar o turismo no Sul da Bahia e já estamos notando um aumento da procura por hospedagem na pousada, que tem oferece uma grande opção de gastronomia”, diz Daniella.

Renascer vem registrando uma média de 26 pontos de audiência (Kantar Ibope) em São Paulo e no Rio de Janeiro, maiores mercados consumidores do país, superando inclusive o Big Brother Brasil.

 

O setor imobiliário aposta no sucesso da novela para alavancar novos empreendimentos. José Humberto de Sá Nery,  diretor  da imobiliária Remax Encantos, destaca que “a exposição de  Ilhéus numa novela assistida por milhões de brasileiros terá impactos positivos num setor em franca expansão, especialmente no litoral sul. As belezas de Ilhéus e toda a magia que envolve a cidade são um grande atrativo para quem deseja morar na cidade ou investir em imóveis”.

 

O bancário aposentado Moacir Zanré, que mora em Osasco, ficou encantado ao assistir a novela:  “a gente conhece  Ilhéus através dos livros  de Jorge Amado, mas as cenas da novela revelam uma cidade cheia de belezas que pretendo visitar com a família”.