Pau Brasil no Sul da Bahia é um município eminente agrícola, onde acontecem cavalgadas  várias vezes ao ano e muitos bolões de vaquejada no Parque Pai e Filho,  uma homenagem aos saudosos vaqueiros Antônio Alves, ex-vereador e presidente da Câmara, e  Elan Alves.

O presidente da Associação dos Vaqueiros Rone Feitosa levou à Câmara,  a proposta de criação do Dia da Vaquejada e da Cavalgada no município e  a data escolhida foi o segundo domingo de  de novembro.

 

O projeto de lei que oficializa a data é de autoria do vereador e presidente do Legislativo Nego Elder, com emenda do vereador vereador Dhon Gás e foi aprovado por unanimidade, seguindo agora para sanção do Poder Executivo.

” Quero agradecer aos colegas por entender a necessidade desse projeto, é importante a valorização do esporte de montaria e da vaquejada em nosso município, nossa cidade tem um parque de vaquejada muito bom, tem uma estrutura para realizar grandes festas, outro ponto positivo é a organização das cavalgadas que são organizadas por diversos grupos”, afirma Nego Elder.

Segundo ele, “ esse entretenimento é importante para afirmação da atividade de eventos ligados ao campo, gera trabalho, emprego e renda na cidade e eu sou apaixonado por montaria, cavalgada e vaquejada apesar de estar afastado por motivos de saúde, mas meu povo monta, meu filho, filhas e a cidade inteira gosta e prestigia”

Na lei aprovada na câmara terá a comenda em nome do saudoso ex-prefeito Durval Santana que era vaqueiro no município.

Nego Elder, do PT, esta no segundo mandato como vereador.