A Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciou, nesta segunda-feira (2), a avaliação diagnóstica das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática pelo Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE). A iniciativa, que prossegue até o dia 27 de outubro, tem o objetivo de acompanhar e fortalecer o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e faz parte das ações estratégicas da SEC em torno da gestão da aprendizagem.

A avaliação ocorrerá tanto na rede estadual quanto nas redes municipais dos 417 municípios, para estudantes do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. O superintendente de Gestão da Informação, Rainer Guimarães, disse que, a partir do diagnóstico das avaliações, as escolas são auxiliadas na implementação de novas ações pedagógicas. “A partir dos resultados das avaliações, o Estado e os municípios podem orientar as escolas sobre os pontos que elas devem ter mais atenção no processo de ensino e aprendizagem”, ressaltou.

As avaliações contribuem, também, para a identificação de habilidades e conteúdos que precisam ser mais fortalecidos e para a ampliação de discussões pedagógicas sobre as atividades desenvolvidas em sala de aula, com atenção para aspectos que são contemplados em outras avaliações externas, a exemplo das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que são aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Esse processo avaliativo também consolida uma cultura de avaliação voltada para as aprendizagens que fortaleçam ações e reflexões de docentes e discentes e subsidiem novas pesquisas e para a implementação de programas e ações que tomem como referência os contextos escolar, social e cultural e as necessidades educacionais dos estudantes.

O município de Alagoinhas foi o primeiro a receber a aplicação das provas, nesta segunda-feira. O secretário municipal de Educação, Gustavo Carmo, falou sobre a importância da avaliação e do regime de colaboração com a SEC. “A prova SAEB nos permite, além de ter um diagnóstico preciso da nossa rede, ajudar as instâncias estadual e federal a contribuir com o planejamento da Educação Básica no Brasil. A gente se sente mais seguro e mais tranquilo, porque nós temos um diálogo muito próximo com o Governo do Estado”, afirmou.

 

Foto ilustrativa: Feijão Almeida