Moradores de Ibitupã são orientados sobre o serviço de abastecimento de água tratada

Os moradores de Ibitupã participaram na terça-feira (26/9) de uma reunião com técnicos da Embasa, quando receberam orientações sobre uso responsável da água, as tarifas praticadas pela empresa, inclusive a tarifa social para os cadastrados no Programa Bolsa Família, e sobre a importância da água tratada para a saúde pessoal e coletiva. O encontro ocorreu na Escola Municipal Ednaldo José e teve a participação de 126 moradores e de representantes da Embasa na região.
Os moradores puderam fazer perguntas e tirar dúvidas, principalmente sobre as contas de água. A entrega do sistema de abastecimento de água de Ibitupã, maior distrito de Ibicuí, no centro sul do estado, aconteceu no sábado (23) com uma festividade organizada pela prefeitura. O abastecimento da localidade está sendo feito com água fornecida pela estação de tratamento de água (ETA) do município vizinho de Dário Meira, que tem captação no rio Gongogi.
A implantação do sistema de abastecimento de água de Ibitupã envolveu a construção de uma estação elevatória de água tratada, de um reservatório elevado de distribuição com capacidade para armazenar 50 metros cúbicos (m³), uma adutora de água tratada com 14 km de extensão e mais 5,2 km de rede de distribuidora. O projeto também prevê a instalação de 700 ligações de água em Ibitupã. Entre projeto e obra, iniciados em outubro do ano passado, o investimento foi de R$ 4,3 milhões com recursos próprios da Embasa.
O distrito de Ibitupã era atendido por um sistema simplificado gerenciado pela prefeitura e os moradores enfrentavam problemas de abastecimento devido à escassez de chuvas e à qualidade da água bruta captada num manancial de pequeno porte, que esgotava nos meses mais quentes do ano.











