A Assembleia Legislativa concedeu em sessão especial proposta pelo deputado Pancadinha (SD), a Comenda 2 de Julho ao cantor Clovis Figueiredo Leite, conhecido como Kocó do Lordão. Parlamentares, secretários de Estado, prefeitos, diretores de instituições, amigos, parentes, artistas e fãs prestigiaram a homenagem ao líder da banda de baile que realizava shows nos municípios e animava festas em clubes sociais, ultrapassando gerações na Bahia com o lançamento de hits memoráveis.

Foi com os versos da canção Forró Elegante, um dos maiores sucessos do grupo musical, que Kocó do Lordão ingressou no Plenário Orlando Spínola, conduzido pelos deputados Pedro Tavares (UB), Cláudia Oliveira (PSD), Raimundinho da JR (PL) e Soane Galvão (PSB). Logo atrás do artista, um grupo de 15 baianas dançava ao som da Charanga Alegria e dos tambores do Olodum, anunciando que seria um encontro bastante musical. Em seguida, as autoridades e convidados ouviram atentamente o pronunciamento do proponente da sessão.

Pancadinha destacou que queria falar sobre Clovis Leite, não só como o artista de um talento indiscutível, mas também pelo ser humano que é fora dos palcos. O deputado disse que ele foi uma das muitas pessoas que Kocó estendeu a mão para ajudar ao longo dessas décadas, porque acreditou no trabalho dele, incentivando a chegar onde está hoje. “Quando se fala em Kocó do Lordão, não podemos deixar de lembrar da sua responsabilidade social, pois está sempre abraçando as campanhas e instituições que têm o compromisso de ajudar o próximo”, declarou.

O ex-vereador de Itabuna, que também é cantor de banda no Sul do Estado, frisou que Kocó era o grande professor dessa renomada escola chamada Lordão, por onde passaram músicos, técnicos e cantores “que rodam pelo mundo, semeando arte e muitos ensinamentos compartilhados pelo mestre da música”. De acordo com o parlamentar, entregar esta medalha é o reconhecimento do talento ímpar e do legado que o “Rei da Festa” tem deixado para todos. “Gratidão a Deus, por nos ter presenteado com esse ser humano incrível, que veio nos ensinar sobre a arte, a vida e o amor ao próximo. Em nome de todos os baianos, em especial os músicos como eu, muito obrigado ao amigo e grande mestre, Kocó do Lordão”, concluiu o deputado Pancadinha.

HISTÓRIA

O cordelista Wallace Reis e a cantora oficial do Lordão, Tina Dias, se apresentaram em homenagem ao artista Clovis Figueiredo Leite, que nasceu no Rio de Janeiro, veio para Salvador na década de 60 e chegou à cidade de Itabuna em 1972 para fazer história. Formado em Administração, o vocalista e diretor musical é também fundador do Lordão, uma banda baile que, nos anos 80 e 90, tocava diferentes ritmos em municípios do interior, sempre com a presença maciça de grandes públicos. Ao lado da esposa Sônia Leite, do filho Marcus Vinícius, e dos netos Maria, Rauani e João Humberto, o artista Kocó do Lordão foi agraciado com a mais alta honraria da Casa do Povo. Como fundo musical, ouviu “Como os Nossos Pais”, canção de Belchior imortalizada na voz de Elis Regina. Emocionado, e estando já com a medalha no peito, ocupou a tribuna para demonstrar sua felicidade.

Em seu discurso, Kocó agradeceu à família, citou o imortal Gilberto Gil e confessou que a Bahia lhe enche de alegria. Salientou que, ao receber a notícia do seu nome para a Comenda 2 de Julho, com apoio unânime dos parlamentares, ficou extremamente feliz. “Meu coração bateu em um ritmo acelerado de contentamento e me fez, ao mesmo tempo, tomar consciência d quanto ainda tenho que fazer para dignificar com a minha vida tudo que a Bahia me concedeu”, manifestou o líder do Lordão, reforçando seu amor incondicional pela nossa terra. Ele garantiu ainda que se associava aos quase 15 milhões de baianos que mantém vivo no dia a dia o espírito guerreiro, a coragem, a força dos heróis da Independência do Brasil na Bahia. “Minha eterna gratidão à Bahia. Vou te amar pra valer!”, finalizou o músico, que pediu mais justiça, concórdia e amor, cantando o Hino do Senhor do Bonfim.

Compuseram a mesa dos trabalhos o secretário estadual de Emprego, Renda, Trabalho e Esporte, Davidson Magalhães; os prefeitos de Ilhéus, Mário Alexandre, e de Ibicuí, Marcos Galvão de Assis; os deputados Pablo Roberto (PSDB) e Luciano Araújo (Solidariedade); o médico e ex-secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas; o economista e ex-diretor de finanças da Universidade Estadual Santa Cruz (Uesc), Iraldo Silva; o pastor e psicólogo Walter Cardoso; e o professor Rui da Silva Ramos. Antes de declarar encerrada a sessão, o deputado Pancadinha revelou agradecido que faz aniversário nesta sexta-feira (15), mas que o grande presente já tinha recebido na sessão especial, com este momento único e especial homenageando Kocó do Lordão.