O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), está sempre em busca de condições que favoreçam um bom ambiente de trabalho.

Por isso, a equipe dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) atua na unidade hospitalar para promover a saúde e a segurança do trabalhador através de medidas preventivas que assegurem a sua integridade física.

Para intensificar ainda mais os cuidados com a saúde e o bem-estar dos colaboradores, efetivos e contratados, o SESMT dispõe de uma Unidade de Saúde Ocupacional (USO), onde os colaboradores são atendidos por uma equipe multidisciplinar nas áreas de fisioterapia e acupuntura, nutrição e psicologia. Os atendimentos, previamente agendados, são realizados semanalmente e duram em torno de meia hora.

As queixas mais comuns relatadas são problemas na coluna cervical e muscular e as dores torácicas e lombares, segundo o fisioterapeuta e acupunturista Melquíades Lessa.

A fisioterapeuta Maria da Conceição P. Santos contou que o atendimento ajuda a evitar afastamento com atestado por problemas diversos. “Desconheço hospital no interior da Bahia que ofereça essa gama de serviços aos colaboradores como faz o Hospital de Base”, afirmou.

O assistente administrativo Tarcísio Maya disse que o serviço de fisioterapia é excelente. “Auxilia na recuperação e manutenção da minha saúde e dos demais colegas. Isso propicia também bem-estar no ambiente de trabalho”, declarou.

Davidson Viana, que atua na fiscalização de contratos, afirmou que o serviço de psicologia voltado aos colaboradores é de suma importância. “Somos biopsicossociais e tudo se inicia na mente. Uma mente saudável, gera ser humano em equilíbrio consigo mesmo e com aqueles que o cercam, produzindo desta forma um ambiente de trabalho mais saudável”, disse.

A enfermeira Fátima Nicácio ressaltou que o acompanhamento da nutricionista é um serviço importante disponibilizado pelo Hospital de Base. “Traz muitos benefícios para os funcionários, principalmente hipertensos, diabéticos e os que estão com sobrepeso. O atendimento é organizado, com hora marcada e a nutricionista é uma ótima profissional”, descreveu.

Para a coordenadora do SESMT do HBLEM, Nayara Andrade, “o cuidado com a saúde de cada trabalhador é um investimento que ajuda a melhorar o desempenho de toda a equipe do hospital”.