WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Hospital de Base’

Hospital de Base de Itabuna fortalece assistência com novos equipamentos, ambulância e leitos

A Prefeitura de Itabuna realizou no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), unidade administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), a entrega de uma nova ambulância e de novos equipamentos médico-hospitalares: duas máquinas de hemodiálise e um aparelho de ultrassom.

A solenidade aconteceu no ambulatório da unidade hospitalar e contou com a presença do prefeito Augusto Castro (PSD), do vice-prefeito e secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior , da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, do diretor-presidente da FASI, Roberto Pacheco Júnior, do diretor técnico-médico da FASI, Paulo Medauar, do supervisor médico da FASI, Fernando Alves Jr., do vereador Zé Alberto, além de colaboradores e demais autoridades.

Na oportunidade, também foram entregues o novo espaço do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), integrado ao projeto “Cuidar de Quem Cuida”, além de 12 novos leitos exclusivos para pacientes de cirurgias eletivas. :: LEIA MAIS »

Janeiro Branco no Hospital de Base reforça o cuidado com a saúde mental dos colaboradores

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), promoveu uma programação especial da Campanha Janeiro Branco.

Promovidas pelo Núcleo de Humanização, em parceria com o Serviço de Psicologia, as ações tiveram início no dia 16 deste mês e foram voltadas aos colaboradores da unidade, com a implantação do Mural do Autocuidado.

No espaço, os profissionais foram convidados a registrar hábitos, atitudes e escolhas que desejam adotar ao longo do novo ano, com foco na saúde mental, no bem-estar e no equilíbrio emocional. A proposta foi incentivar o autocuidado em um ambiente de escuta e acolhimento.

:: LEIA MAIS »

Hospital de Base retoma Daily Huddle para fortalecer gestão e assistência na emergência

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), na segunda-feira, 1º, retomou o Daily Huddle, ferramenta implantada durante o Projeto Lean nas Emergências, em 2022.

A prática consiste em uma reunião rápida, de até 10 minutos, realizada duas vezes ao dia com profissionais diretamente envolvidos na gestão de leitos. O objetivo é otimizar a assistência, agilizar decisões e solucionar problemas pontuais do setor de emergência.

A iniciativa da retomada partiu do diretor-presidente da FASI, Roberto Pacheco Jr., que destacou os benefícios do modelo.

“O Huddle foi uma das conquistas alcançadas durante a primeira fase do Projeto Lean. Tornou os processos mais eficientes e trouxe mais organização, segurança e qualidade na assistência prestada aos nossos pacientes”, afirmou.

:: LEIA MAIS »

Roberto Gama volta à presidência da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna

O administrador Roberto Gama Pacheco Júnior foi nomeado pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), para a Presidência da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), que administra o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Ele substituirá o médico João Omar Galvão que deixou o cargo nesta semana.

O novo presidente da FASI durante sete anos trabalhou no Hospital de Base e na mantenedora FASI, onde ocupou de Diretor Administrativo (2021) e Diretor-Presidente (2024), tendo liderado reuniões de gestão e estratégias de governança para melhorias na unidade hospitalar municipal.

Até a nomeação para retornar à Presidência da FASI, Roberto Pacheco Júnior estava atuando como diretor financeiro da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS). Quanto ao médico João Omar Galvão, continuará atuando na Clínica Médica do Hospital de Base.

Augusto Castro viabiliza ampliação de cirurgias eletivas pelo SUS em Itabuna para reduzir filas e acelerar atendimentos

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), inicia neste fim de semana uma importante ação para ampliar a realização de cirurgias eletivas no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM).

A ação que foi idealizada e viabilizada pelo prefeito Augusto Castro, tem como objetivo acelerar os procedimentos cirúrgicos e reduzir as filas de espera de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando tanto Itabuna quanto municípios pactuados da região.

Nos dias 23, 24, 25 e 28 de maio, será realizada a triagem e avaliação dos pacientes que aguardam cirurgias eletivas, possibilitando a realização de exames e a inclusão na lista única estadual de cirurgias.

Após essa etapa, a previsão é de que sejam realizadas até 20 cirurgias por dia, contemplando procedimentos como colecistectomia por vídeo, histerectomia total, ooforectomia, correções de hérnias (inguinal, umbilical e epigástrica) e hemorroidectomia. Os primeiros pacientes já foram autorizados pela Central de Regulação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

:: LEIA MAIS »

100 dias de gestão: Augusto Castro celebra avanços com obras que transformam a vida da população

Investimentos em saúde, saneamento, infraestrutura, educação e cultura marcam o início do segundo mandato do prefeito de Itabuna, reeleito com mais de 60% dos votos

O prefeito Augusto Castro (PSD) completa os primeiros 100 dias do seu segundo mandato com um balanço positivo e grandes entregas à população de Itabuna. Reeleito com mais de 60% dos votos válidos — marco inédito na história do município — o gestor destaca que os avanços já são visíveis em áreas fundamentais, como saneamento, saúde, infraestrutura, educação, desenvolvimento social e cultura.

Augusto Castro

“Seguimos com o mesmo entusiasmo do primeiro dia de governo. São 100 dias de muito trabalho, planejamento e realizações concretas. Nosso ritmo é acelerado porque temos pressa em melhorar a vida das pessoas. E é com esse compromisso que vamos continuar construindo uma Itabuna mais justa, moderna e humana para todos”, afirma o prefeito.

Entre as ações mais impactantes neste início de gestão está a execução do programa Mais Água para a Cidade, que vem resolvendo um problema histórico de abastecimento, sobretudo em bairros mais afastados. Com investimentos de mais de R$ 30 milhões, foram construídos dois novos reservatórios — no bairro Lomanto, com capacidade para 3 milhões de litros, e no Novo Jaçanã, com 5 milhões de litros — além de melhorias no sistema de distribuição e adutoras na Estação de Tratamento de Água. A ação beneficia cerca de 150 mil famílias e acaba com o sistema de manobras, garantindo abastecimento regular e contínuo.

 

Na saúde, a população já sente os reflexos do fortalecimento da rede ampliação do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, vinculado à Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), que atende cerca de 120 municípios do Sul, Extremo Sul, Baixo Sul e Sudoeste da Bahia, através do Sistema Único de Saúde (SUS), com investimentos de R$ 75 milhões, através de parceria com o Governo do Estado.

:: LEIA MAIS »

Após visita guiada ao Hospital de Base, Câmara autoriza contratações temporárias na saúde

 

por Karen Póvoas 

 

Faltando poucos dias para a inaugurado o novo Hospital de Base, vereadores de Itabuna foram comprovar o nível da obra realizada. Ficou clara na sessão desta terça-feira (25) a impressão causada ao conhecerem o trabalho que será disponibilizado nos 40 leitos de UTI da unidade, entre tantas outras melhorias a serem inauguradas no dia 14 de março.

O presidente da casa, Manoel Porfírio,  ilustrou o sentimento do grupo ao visitar as instalações da nova unidade hospitalar. “Isso faz parte de um projeto de saúde que o povo quis dar continuidade. O Hospital de Base é um projeto que nos orgulha muito, sobretudo por atender aquele povo mais humilde”.

:: LEIA MAIS »

Itabuna: Prefeito Augusto Castro confirma inauguração dos Hospitais de Base e 2ª etapa São Lucas com a presença do governador e ministros

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), confirmou a inauguração do Novo Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães para o dia 14 de março e a segunda etapa do Hospital São Lucas. A solenidade de entrega contará com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, além de senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e a população.

 

Augusto Castro

Com um investimento superior a R$ 60 milhões em obras de engenharia, o hospital se consolida como um dos mais modernos e equipados da região. Já os investimentos em aparelhos hospitalares, o valor total deve ultrapassar R$ 15 milhões no Hospital de Base.

A ampliação e reforma do hospital de Base, referência no Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimentos em traumatologia, ortopedia e outras especialidades, incluem a construção de um novo pronto-socorro, dois Centros de Terapia Intensiva (CTIs) com 20 leitos, um centro cirúrgico moderno com seis salas e um setor de Bioimagem equipado com tomografia, ultrassonografia, raio-X, ecocardiograma e endoscopia. Também foi implantada uma nova Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), garantindo que 100% dos efluentes gerados sejam tratados dentro dos padrões ambientais.

:: LEIA MAIS »

Paciente visita Hospital de Base para agradecer à equipe por ter a sua vida salva

Na manhã desta quarta-feira, dia 23, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna, recebeu a visita de Cleisson Souza dos Santos. O paciente é de Barro Preto e veio agradecer à equipe da unidade hospitalar por todo os cuidados que recebeu durante o tempo em que esteve sob internação.

O paciente destacou o trabalho do médico Cristiano Conrado e equipe do CTI e também do fisioterapeuta Marcone Andrade, por terem participado desse processo de cura.

Em 2021, Cleiton sofreu um acidente de moto e foi trazido para o Hospital de Base com traumatismo craniano, sofreu um AVC e ficou em coma durante um mês. Mas, foi valente e resistiu.

“Fui muito bem cuidado. Primeiro agradeço a Deus e depois à equipe do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Se não fossem pelos profissionais, eu não estaria aqui para prestar esse reconhecimento e gratidão”, afirmou.

Hospital de Base promove ação do Outubro Rosa

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), promoverá amanhã, dia 15, o evento da Campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama.

Organizado pelos Núcleos de Educação Permanente em Saúde (NEPS) e de Humanização, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e fos Serviços Especializados em Saúde e Medicina do Trabalho (SESMT), o evento será voltado para o público feminino da instituição e tem por objetivo abordar as formas de prevenção da doença e a importância do autocuidado.

O Outubro Rosa do HBLEM contará com uma Roda de Conversa, Pit-Stop, serviço de auriculoterapia e consultoria nutricional.

Confira a programação completa:

:: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia