A Semana de Enfermagem, promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), em Itabuna reuniu  mais de 600 pessoas. O evento foi realizado no Teatro Candinha Dórea. A presidente do Coren-BA, Giszele Paixão, esteve presente na mesa de abertura. O evento também contou com a participação da secretária de saúde do município, Lívia Mendes.

“É uma honra para nós poder promover esse evento nesta cidade incrível, estamos trabalhando diuturnamente para que a Enfermagem seja valorizada, através do piso e outras pautas que são importantes para nós. A categoria pode contar com o Coren-BA, porque seguiremos juntos e unidos para fortalecer a nossa Enfermagem”, disse Giszele.

 

A conferência de abertura, ministrada pela enfermeira Brenda Valles, abordou a produção do conhecimento em Enfermagem Pediátrica e suas interfaces com a prática. A programação continuou com a palestra da enfermeira Mariane Costa, que discutiu sobre a humanização e educação em saúde com cuidadores, crianças e adolescentes, enfatizando a importância de um cuidado centrado no paciente e na sua família.

Logo em seguida, a enfermeira Gabriela Barros abordou o tema dos incidentes/eventos adversos em saúde na pediatria, explorando o saber e o fazer dos profissionais de enfermagem diante dessas situações desafiadoras. O enfermeiro Jefferson Alves apresentou uma palestra sobre a assistência de enfermagem à criança com infecção respiratória, destacando os cuidados necessários e as melhores práticas para a recuperação dos pequenos pacientes.

A mesa-redonda “Atualidades no Cuidado do neonato e da criança”, foi moderada pelo enfermeiro Fabrício Bastos. Durante o debate, o enfermeiro Matheus Alves trouxe atualizações sobre as diretrizes de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) em neonatologia, enquanto a enfermeira Paula Souza Santos abordou as diretrizes de RCP em pediatria.

O enfermeiro Allan Matos ministrou uma palestra sobre o cuidado de enfermagem na crise convulsiva e a enfermeira Juliana Brandão apresentou uma palestra sobre o registro de enfermagem como uma responsabilidade legal.