O Parque Tecnológico do Hospital Manoel Novaes está sendo modernizado pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Com recursos repassados pelo Ministério da Saúde e contrapartida da SCMI, foram investidos cerca de R$ 3,4 milhões em equipamentos e materiais permanentes.

Entre os equipamentos que vão melhorar a assistência ao paciente estão 23 berços aquecidos, instalados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI-NEO) e Unidade de Cuidado Intermediário Convencional. “São equipamentos  para acelerar a recuperação das crianças prematuras que necessitam de cuidado muito especial”, explica a diretora técnica do Hospital Manoel Novaes, a médica Fabiane Chávez.

 

Foram adquiridos também um tomógrafo computadorizado, aparelho de Raio-X móvel, ventiladores pulmonares pressométricos e volumétricos, biombos plumbíferos, aparelhos de CR digitalizador de imagens radiográficas, eletrocardiógrafo, monitores cardiotocógrafo, tomógrafo computadorizado, cinco incubadoras (estacionária) e endoscópio flexível.

 

MAIS EQUIPAMENTOS

O Hospital Manoel Novaes ganhou ainda dois aparelhos de anestesia, aparelho de raio-X fixo digital, cinco incubadoras de transporte neonatal e, seis aparelhos cardioversores. “Esse investimento possibilitou a substituição de parte dos equipamentos. Isso significa que estamos empenhados em ofertar um atendimento de qualidade para a população”, explica o provedor da Santa Casa, Francisco Valdece.

A gerente de enfermagem do HMN, Luciana Nobre, destaca a importância da modernização do Parque Tecnológico da unidade hospitalar. “É um investimento que mantém a qualidade do serviço de média e alta complexidade. Que demonstra o compromisso da Santa Casa com a assistência segura do paciente”, afirma. Além da UTI-NEO, os equipamentos contemplam os centros Cirúrgico e Obstétrico.

O pessoal da Engenharia Clínica e Manutenção da Santa Casa de Itabuna está fazendo a instalação dos novos equipamentos e promovendo o treinamento das equipes  assistencial.