A Agência Transfusional (AT) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizou um treinamento sobre Ciclo do Sangue e Reação Transfusional, com o objetivo de capacitar a equipe de enfermagem, profissionais e estudantes, para assistência e uso racional de hemocomponentes (sangue e derivados).

Na ocasião, a palestra foi ministrada pelo médico Alfredo Boa Sorte Júnior, responsável técnico pela AT do HRCC. De acordo com ele, a atividade faz parte da programação de educação continuada e melhor capacitação técnica, com o intuito de garantir maior segurança ao paciente quanto ao ato transfusional.

“Nós da AT, juntamente com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) do hospital, realizamos esse treinamento reforçando a necessidade de seguir criteriosamente a legislação do Ministério da Saúde / Anvisa, quanto ao uso racional dos hemocomponentes, tornando seguro o ato transfusional, acompanhamento, atenção e notificação das possíveis reações transfusionais”, explicou.

Fraana Andrade, farmacêutica bioquímica e coordenadora operacional da AT do HRCC, ressaltou a importância dessa capacitação para que a equipe treinada reconheça os sinais de reação transfusional e como notificar os eventos adversos relacionados a transfusão.

“A abordagem sobre os cuidados necessários com o paciente que recebe hemotransfusão, neste treinamento, faz parte da programação LNT 2023, supervisionado pelo NEPS. O tema abordado tem fundamental importância para melhoria na segurança transfusional”, destacou.

Doação de Sangue

Alfredo Boa Sorte Júnior destacou ainda que “o treinamento abordou a necessidade constante de sensibilização para a participação de toda comunidade da região, quanto a doação de sangue para permitir tratamentos e salvar vidas”.

Critérios para doação – De acordo com informações da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.

Locais de doação – Ilhéus: Banco de Sangue de Ilhéus, no Hospital São José – Rua Dom Manuel Paiva, Ladeira do Café, 226, bairro Teresópolis – Ilhéus / BA. Telefone: (73) 3234-5774.

Itabuna: Banco de Sangue do Núcleo de Hemoterapia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna – Rua Antônio Muniz, 200 (Prédio Anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho), bairro Pontalzinho – Itabuna / BA. Telefones: (73) 3214-9126 / 9127 / 9154.