O final de semana promete ser movimentado em Ilhéus. Realizada anualmente pela Prefeitura e Associação dos Machadeiros de Olivença (AMAO), a festa da Puxada do Mastro de São Sebastião vai atrair turistas e visitantes para a Praça Cláudio Magalhães, em Olivença, nos dias 6, 7 e 8 de janeiro. Integrada ao calendário turístico da cidade, a programação  inclui desfile e apresentações culturais, missas, rituais e shows com bandas locais.

 

O prefeito destaca que o Município mantém viva a tradição, fomentando a cultura local. “Uma festa secular, que renova a memória própria da nossa cidade, faz parte da história de Ilhéus, une cultura, religião e fortalece o turismo. Convido todos para participarem desse momento tão importante”.

A Puxada do Mastro consiste na derrubada do tronco de uma árvore, tradição que une um misto de fé, devoção e sacralidade. Os indígenas de Olivença reafirmam seus troncos familiares, refletem sobre a comunidade e repassam a tradição para os mais novos através do mastaréu. O evento também desperta um importante olhar: o da sustentabilidade.

 


Do local onde é retirado o tronco, que fica exposto até o próximo ano na entrada da Igreja de Nossa Senhora das Escadas, mudas são plantadas na mata para garantir a preservação da natureza e a própria tradição do povo Tupinambá. A cada árvore retirada uma vez por ano, são plantadas mudas no entorno da cepa (local do corte), conforme explica a AMAO.

As comemorações em homenagem ao mártir e padroeiro da catedral diocesana começam às 16h, com o Luar das Criativas, seguido de desfile de abertura com a participação das organizações e instituições locais. A Guarda Civil Municipal, Sutram, secretarias de Saúde, Cultura e Turismo atuarão nos três dias de evento, com apoio das Companhias Independentes de Polícia Militar da Bahia.

Confira a programação completa.

Sexta-feira (06/01)

16h – Luar das Criativas

17h30- Desfile de abertura

20h- Shows com bandas locais

00h- Cortejo dos Mascarados (Grupo de Capoeira Nação Zumbi)

Sábado (07/01)

16h – Luar das Criativas

18h – Procissão

19h- Missa

20h – Apresentações Culturais (Boi Estrela e Terno das Camponesas)

21h30 – Shows com bandas locais

Domingo (08/01)

5h às 8h30 – Alvorada/Rituais na porta da Igreja Nossa Senhora das Escadas/Bênçãos e Feijoada dos Machadeiros

9h às 13h – Rezas e Agradecimentos / Derrubada do Mastro/ Saída da Mata para a praia

15h às 17h30 – Parada para descanso/ Arrastão do Mastro/ Chegada à Praça Cláudio Magalhães

18h às 23h – Show com bandas locais