O Escritório de Projetos da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a assessoria prestada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) à Cooperativa de Costureiras da Casa Verde são os grandes ganhadores da primeira edição do Prêmio Paul Singer de Boas Práticas Acadêmicas. A iniciativa, uma parceria entre o Conselho Federal de Economia (Cofecon) e o Instituto Paul Singer, reconhece projetos de economia solidária no formato de projetos de extensão, preferencialmente em incubadoras universitárias.

 

Foram duas categorias:  a categoria Incubação de Projetos visou reconhecer iniciativas inéditas de economia solidária planejadas, organizadas e empreendidas pelos autores inscritos. A segunda categoria, Assessoramento de Projetos, reconhece o apoio dos autores a projetos já existentes de economia solidária.

 

O Escritório de Projetos (Epec) submeteu proposta expondo as ações de economia solidária desenvolvida pela sua equipe. Quatro projetos foram apresentados para concorrer ao prêmio: O fortalecimento da cadeia produtiva da pesca artesanal; Costurando sonhos; Microfinanças para nanoempreendedores; e Aceleradora de empreendimentos femininos.

“Os projetos apresentados são de excelente qualidade, mostrando que realmente fazem a diferença na região e causam impacto econômico”, comenta a coordenadora do grupo de trabalho Responsabilidade Social e Economia Solidária do Cofecon, Teresinha de Jesus Ferreira da Silva.

 

Para o professor João Carlos Pádua Andrade, coordenador do Epec, “a continuidade do Prêmio Paul Singer dará visibilidade a essas práticas, que estão mudando a realidade local em várias partes do País”, assinala o professor.

 

O reitor da Uesc, Alessandro Fernandes de Santana destaca a “importância do projeto para o fortalecimento da realidade local, promovendo inclusão e respeito ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. Essa é uma das ações da nossa Universidade, iniciativas que visam gerar oportunidades, principalmente à população carente”.

 

Além do professor João Carlos de Pádua fazem parte da equipe as professoras Katianny Gomes Santana Estival (DCAC), Zina Angélica Cáceres Benavides (DCEC), os bolsistas Debora G. Mello, Samuel dos Santos Oliveira (Probex) e Bruno Cesar Luz Pinheiro (Ensino), além de voluntários e colaboradores.