Em assembleia realizada hoje (23), os vereadores indígenas da Bahia criaram a primeira organização de vereadores indígena do Brasil, com o objetivo de ser um canal de interlocução próprio com a sociedade e o estado, atuando em defesa dos povos indígenas do estado.

Denominada de União dos Vereadores Indígenas  da Bahia, e constituída por quinze vereadores do estado, a Uviba, surge com o propósito de fortalecer o movimento indígena, as organizações, o reconhecimento dos direitos, e garantia das políticas pública dos indígenas.

A iniciativa de criação da organização dos vereadores indígenas, foi do Instituto dos Povos Indígenas da Bahia, através do coordenador de comunicação, o jornalista indígena Walney Magno, que contou com o apoio do movimento unido dos povos indígena da Bahia, Mupoiba.

A assembleia de constituição da organização, aconteceu totalmente virtual, e contou com a participação efetiva dos vereadores indígenas.

A assembleia foi realizada virtualmente, sobre o comando do vereador indígena cacique Flávio Kaimbé, de Euclides da Cunha, que acabou sendo eleito como presidente da entidade, no firme propósito de assumir o protagonismo e o empoderamento, com a união dos vereadores indígenas de todo o estado “nesse novo cenário político em que vive a Bahia e Brasil, avançaremos unidos, fortalecendo a visibilidade, e contribuindo nos processos de luta, pelas conquistas e garantia dos direitos de nosso povo”, afirmou Flávio.

Veja como ficou a composição da entidade dos vereadores: Cacique Flávio Kaimbé – Euclides da Cunha-BA (Presidente); Selma Conceição Santos – Rodelas-(vice-presidente), e Cláudio Magalhães – Ilhéus-BA (Secretário).

Os demais indígenas membros da entidade, e seus respectivos municípios são: Beneildo Matos de Jesus – Santa Cruz Cabrália-BA; Edimar dos Santos Marinheiro – Abaré-BA; Indiara Ferreira dos Passos – Santa Cruz CabráliaBA; Ivani Maria da Silva – Rodelas-BA; Jonatan da Conceição Bahia – Pau-Brasil-BA; Josaphat Silva Lemos – Mutuipe-BA; Josimar Augusto Dos Santos – Abaré-BA; Sebastião Alcides dos Santos -Abaré-BA; José Conceição de Jesus (Zeca cacique) – Prado-BA; Pedro Gomes Marinheiro Junior – Abaré-BA; Rita Soraia Pereira Alves – Santa Cruz Cabrália-BA, e Vagner Martins dos Santos de Itabela-BA.