De outubro a dezembro de 2022 aconteceu a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia-STCT no Território Litoral Sul Baiano, realizada pelo IF Baiano, em Uruçuca/Ba. Estiveram presentes jovens e empreendedores inseridos na cadeia do cacau-chocolate-turismo da Estrada do Chocolate, onde o IF Baiano está contribuindo como Centro Científico-Cultural apoiado pelo MCTI e CNPq.

Foram realizadas palestras e oficinas com especialistas, bate papo com produtores, visitas aos laboratórios analíticos e de processos do Centro de Tecnologia de Alimentos – CTA, à fazendas da Estrada do Chocolate e um *Hackathon Estrada do Chocolate*. Durante o Hackathon, os jovens foram divididos em grupos e tiveram 4 momentos com empreendedores da Estrada do Chocolate para pensarem em propostas inovadora voltadas para melhoraria dos empreendimentos (Day Use Ilha Bela, Assentamento Nova Vitória e Fazenda/Agroindústria Magalhães). Os jovens apresentaram as soluções por meio de links gravados (pitch) para empreendedores, que demostraram interesse em apoiar a equipe vencedora.

Os grupos vencedores conquistaram mentorias do Coach Sistêmico Heitor Farias, mentorias da Designer Sheu Tomás, diárias do Day Use Ilha Bela e apoio financeiro do Instituto de Inovação e Biotecnologia – INTBio.

Projetos como este trazem grandes benefícios, incentivando o empreendedorismo, a popularização da inovação, ciência e tecnologia, as quais possibilitarão tornar a cadeia cacau-chocolate-turismo sustentável, produtiva e viável na Estrada do Chocolate.

“Esperamos que os jovens tenham sucesso e que as soluções contribuam com o projeto da Estrada do Chocolate, situada entre os municípios de Uruçuca e Ilhéus”, afirma Ivan Pereira  do IFBaiano e um dos coordenadores da SNCT.

Acessem as soluções e conheçam os estudantes da Equipe vencedora: Adielen Carvalho; Lavínia Hiwllery e Marcelo Rocha.

Solução 1 – Ilha Bela

https://dashboard.paniclobster.com/player/6323

Solução 2 – Nova Vitória
https://dashboard.paniclobster.com/player/6341

Solução 3 – Agroindústria Magalhães
https://dashboard.paniclobster.com/player/6350