“Anjo Negro” marca o inicio das atividades do “Programa Cinema e Comunidade” aprovado pela planária do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Estadual de Santa Cruz. Uesc.

O evento, direcionado à comunidade acadêmica e público externo, será realizado nesta quarta-feira, 23 de novembro às 16 horas no Auditório Jorge Amado. A ação contará com exibição de filmes e roda de conversa com objetivo de sensibilização no mês da Consciência Negra.

Coordenado pela Profª Ivone Maia e Emiron Gouveia, o projeto tem o intuito de registrar o mês da Consciência Negra com exibição de dois documentários: “O Grito dos Cativos” produzido pelo Curso de Comunicação da Uesc, dirigido por Telmo Figueiredo e Heuger Campos, conta a história do Engenho de Santana localizado em Ilhéus (BA) através da perspectiva do historiador Ruy Póvoas e do sindicalista Edvaldo Pitanga.

O outro documentário, “Mário Gusmão, o Anjo Negro da Bahia” é dirigido pelo documentarista Élson Rosário, revela a vida e a obra do ator Mário Gusmão em três linhas temáticas: a artística, a militância política no movimento negro e a espiritual. Logo após a exibição, será realizada uma roda de conversa no intuito de debater sobre as duas produções em paralelo com o momento atual. Participação do Prof. Dr. Ruy Póvoas e Élson Rosário, com mediação da Profª/Drª. Marlucia Mendes da Rocha.