
Cooperativa Raizes do Sertão é fundada em Irecê
Integrantes do Núcleo Raízes do Sertão se reuniram na Casa dos Anjos em Irecê, para fundar a Cooperativa dos Agricultores e Agricultoras Familiares Raízes do Sertão. A iniciativa faz parte da estratégia de fortalecimento da agroecologia no Território de Irecê, a partir da organização da produção, certificação e comercialização de produtos orgânicos de base agroecológica.
A assembleia de fundação foi coordenada por Pascoal Martins, agricultor integrante do Núcleo Raízes e membro da comissão eleitoral e contou com a participação na mesa de abertura de representantes da CAR, José Ângelo, SENAR, Cleiton, Sebrae, Mauro Viana e Jailson Cedraz, Associação Raízes do Sertão, Antônio Barbosa e Núcleo Raízes do Sertão, Fabiano Novaes.
Eleita em chapa única por unanimidade, a cooperativa será presidida pelo agricultor Aemerson Barbosa, contando ainda com Evanei da Silva Martins, diretora financeira e Márcio Moura, diretor comercial. O conselho fiscal fica a cargo de Dina Carneiro, Arnou Dourado e Daniel Matias e os suplentes Aroldo Santana, Adenilton Nunes e Paula Silva.
Segundo o presidente Aemerson Barbosa, a cooperativa tem possibilidade de se tornar a maior cooperativa de produtores de base agroecológica na Bahia, porque possui uma base consolidada, com volume e diversidade de produtos para serem comercializados em diversos mercados.
A fundação da cooperativa é um passo estratégico para a consolidação do Núcleo Raízes do Sertão, que faz parte da Rede de Agroecologia Povos da Mata, visto que a cooperativa irá melhorar a gestão e organização da produção desses grupos para a comercialização, fato que vai beneficiar produtores e consumidores de vários territórios baianos.