Por Josivaldo Dias

Conectar o produtor de cacau da agricultura familiar à agroindústria de chocolate e ao consumo final, tem sido um desafio constante da BAHIA CACAU/Coopfesba de Ibicaraí-BA.

Transformar o que já foi uma monocultura altamente lucrativa, especializada em produzir amêndoas de cacau de excelência no Sul da Bahia, em uma nova cultura de fazer chocolate de verdade, acredita ser um caminho iluminado a trilhar. Após a crise brutal da produção da lavoura do final dos anos 80 e toda a década de 1990 surge uma nova aurora.

Mais do que isso, é a oportunidade de promover a dignidade do homem e da mulher do campo que resiste ao tempo e as dificuldades em pequenas unidades produtivas de subsistência. Sim, está acontecendo! Este feito é possível, com o apoio da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências – Coopfesba e da agroindústria BAHIA CACAU, a primeira do Brasil da agricultura familiar de produzir chocolate especial.

O chocolate da BAHIA CACAU contribui para elevação da renda dos agricultores familiares a partir da compra das amêndoa de cacau fino, aquela com alto teor de fermentação, ideal para a produção o chocolate. A aquisição da arroba do cacau chega a ser no preço duas vezes maior da amêndoa do cacau commodity.

Desta forma, vislumbra-se novos horizontes na economia do cacau. Boas perspectivas para quem planta, bom para quem trabalha na agroindústria e excelente para quem consome, pois adquire um alimento de alta qualidade, saudável e preço justo. Acrescenta ainda, práticas de produção que preserva a Mata Atlântica, garantindo a conservação e sustentabilidade socioambiental.

Temos recebido nesta jornada de 12 anos da Cooperativa, apoios de grandes parceiros da região e organizações externas. São lideranças, instituições governamentais e do terceiro setor, além de empresas privadas que acreditam no negócio comunitário. Esta união fortalece a cadeia produtiva do cacau ao chocolate e torna os cooperados, donos do empreendimento, protagonistas de uma nova história.

A conexão que inicia na roça do agricultor familiar, passa pelas estratégias de promoção e valorização das atividades do campo com aumento da produtividade. E junto a isso, com o estabelecimento de boas estratégias de acesso ao mercado para comercialização do chocolate. Cabendo também ações de fortalecimento da marca BAHIA CACAU, tornando-a referência nacional.

—-
Josivaldo Dias é economista e coordenador comercial da BAHIA CACAU.