O Estado da Bahia entregou, nesta quarta-feira (19), no auditório da Secretaria de Saúde (Sesab), em Salvador, 66 veículos administrativos e 109 Terminais de Videoconferência para modernizar a atuação dos Núcleos Regionais (NRS) que compõem a rede estadual de saúde. Somados, os equipamentos representam um investimento de R$ 17,8 milhões.

“Os automóveis irão apoiar as atividades administrativas em nossas unidades pelo Estado, bem como fazer o transporte de técnicos dos núcleos regionais de saúde para acompanhar e monitorar todo o território da região de saúde. Os terminais de Videoconferência serão instalados nas unidades para auxiliar na qualificação dos trabalhadores de saúde, além de viabilizar as  reuniões à distância, assim como permitir ações de telessaúde e telemedicina”, explicou a secretária da Saúde

Adélia Pinheiro

.

Para Domilene Borges, coordenadora do Núcleo Regional de Saúde Sul (NRSSUL), os automóveis ampliarão a atuação dos núcleos nos territórios. “Os veículos dinamizarão o trabalho das equipes de vigilância epidemiológica e de vigilância sanitária. Isso melhora a atenção integral de suporte aos municípios.”

Veículos

Dos veículos entregues, 31 foram distribuídos para bases regionais de saúde e NRS em Salvador, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Amargosa, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Gandu, Barreiras, Santa Maria da Vitória, Ibotirama, Feira de Santana, Seabra, Serrinha, Itaberaba, Mundo Novo, Jacobina, Irecê, Alagoinhas, Cícero Dantas, Teixeira de Freitas, Eunápolis, Juazeiro, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Brumado, Guanambi, Itapetinga, Caetité e Boquira.

Outros 35 automóveis foram entregues para os seguintes centros: de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (CREASI), de Prevenção e Reabilitação de Deficiências (CEPRED), de Especialização em Diagnóstico, de Assistência e Pesquisa (CEDAP), de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (CIATOX), Centro Estadual de Oncologia, de Referência para Assistência ao Diabetes e Endocrinologia (CEDEBA). Novos carros também estão à disposição para  uso de pacientes das Maternidades Tsylla Balbino,  Albert Sabin, Maria da Conceição de Jesus, bem como para os Institutos Couto Maia e da Perinatologia da Bahia (Iperba) e para os Hospitais Octávio Mangabeira, Lopes Rodrigues, Juliano Moreira, Mário Leal, Afrânio Peixoto, Crescêncio, Geral do Estado, Ernesto Simões Filho, Ana Nery, Dantas Biã, Menandro de Farias, Clériston Andrade, Geral de Vitória da Conquista, Prado Valadares, Roberto Santos, Geral de Guanambi, Geral de Camaçari, Geral de Ipiaú e Santa Tereza. Novos automóveis foram entregues, ainda, para as Unidades de Emergência de Pirajá, Cajazeiras e Curuzu, em Salvador, e à Unidade de Pronto Atendimento de Vitória da Conquista.