O candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) condenou o mais novo ataque do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Ensino Superior brasileiro e ao sistema educacional em geral, com o corte de R$ 2,4 bilhões do orçamento do Ministério da Educação (MEC). O petista avaliou que o mais novo ataque reforça a urgência e necessidade de eleger o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno.

“O mais novo corte no orçamento do MEC, afetando diretamente o Ensino Superior Federal, é a representação clara do desprezo do atual presidente ao Brasil ao sistema de educação, as universidades brasileiras, alunos, professores e todos os brasileiros. Não houve durante todo o seu mandato o mínimo compromisso com a educação, pelo contrário, apenas descaso, suspeitas de corrupção e ataques. A educação brasileira está sendo atacada para manutenção do orçamento secreto do Bolsonaro. Cada nova atitude do presidente reforça a necessidade e a urgência de trazermos Lula de volta neste segundo turno. O Brasil precisa da volta da esperança, do compromisso com a Educação, com os professores, os alunos e todos os brasileiros”, afirmou Jerônimo.

O postulante petista ao Palácio de Ondina afirmou que irá atuar para garantir que o ex-presidente Lula conquiste ainda mais votos na Bahia na disputa do segundo turno. O candidato avaliou também que os ataques de Bolsonaro ao Ensino Superior brasileiro ocorrem em um momento de desespero por conta da derrota que sofrerá no dia 30 de outubro.

 

“É isso que eu venho dizendo sempre: Eu tenho lado, eu estou e sou do projeto de Lula, do time de Lula. É inaceitável que digam que ‘tanto faz’, os dois projetos que estão em disputa no Brasil não se equiparam, é necessário ter um lado. Você é do lado do ódio, das armas, dos cortes na Educação, descaso com a Saúde e do orçamento secreto ou você está do lado da Educação, da comida no prato, do emprego e do povo brasileiro sendo bem tratado? Este é o posicionamento que se espera, ou melhor esperava. Não é possível esperar muito de quem finge não ter lado e tem uma campanha marcada por mentiras e ataques, repetidamente punidos pela Justiça Eleitoral”, complementou o petista.

Jerônimo reforçou que como professor universitário acredita que o futuro do país passe por investimentos na Educação, valorização dos profissionais e dos alunos para que o Brasil possa garantir um maior desenvolvimento econômico e possa gerar mais empregos. O candidato do Time de Lula ressaltou os avanços no segmento conquistados nos mandatos presidenciais petistas e que foram atacados pelos governos seguintes.

O postulante petista garantiu que irá manter a política de investimentos na Educação, implementada por Jaques Wagner (PT) e Rui Costa (PT), com concursos, infraestrutura e criação de oportunidades. Jerônimo lembrou que o segmento estava abandonado na Bahia e só houve mudança quando as gestões petistas conquistaram a gestão estadual.

“Diferente do atual presidente e seus aliados, nós cuidamos e damos oportunidades para os nossos jovens. Fizemos o mais investimento da história educação baiana com R$ 5 bilhões na construção, modernização e ampliação de escolas. Criamos o maior programa de qualificação e geração de emprego para a juventude, com mais de 200 mil vagas de ensino profissionalizante e tecnológico ofertadas, bem como geramos mais de 17 mil empregos para os jovens egressos da escola pública. É assim que se cuida de gente”, afirmou o candidato do Time de Lula na Bahia.

*Educação*

O petista garantiu que irá atuar para que a Bahia avance na Educação em parceria com a criação de empregos para os jovens, para que possam se desenvolver e garantir a inserção no mercado de trabalho. Jerônimo ressaltou seus planos para a área: a universalização da oferta do ensino em tempo integral; oferta do ensino profissionalizante; uma política de valorização dos professores; a expansão ensino superior estadual e federal; e a ampliação das políticas de assistência estudantil.

“Eu acredito, como professor, que o avanço da Bahia e do Brasil está ligado a um avanço na Educação. Aqui na Bahia, nós iremos cercar o estudante de oportunidades e programas que facilitem o seu desenvolvimento. Nós daremos oportunidades com o ensino profissionalizante, vamos ampliar os programas Partiu Estágio e o Mais Futuro. Iremos associar o avanço na educação com a criação de oportunidades e empregos. Nossa política de assistência estudantil também será ampliada, com o bolsa-presença, sistema de monitoria e o programa de dignidade menstrual”, afirmou Jerônimo.

O candidato do Time de Lula destacou que irá seguir com investimentos em infraestrutura para a educação baiana, com reforma e construção de novas escolas. O petista destacou ainda a necessidade de uma atuação coordenada e integrada para garantir o avanço da Educação na Bahia.

“Eu reafirmo aqui também, nós iremos expandir o ensino universitário estadual. Vamos fortalecer as nossas universidades, eu já conversei com os reitores e nós vamos atuar firme nesta questão. Iremos possibilitar que os estudantes tenham cada vez mais oportunidades para o seu desenvolvimento. Nós também já conversamos com o presidente Lula sobre a expansão do ensino superior federal na Bahia, vamos pedir e batalhar por isso. É essencial para o desenvolvimento da Bahia, e de todo Brasil, que o MEC não seja mais atacado e usado para sustentar o orçamento secreto. Com a volta de Lula, nós teremos essa política de valorização no nível nacional e teremos esta mesma política aqui na Bahia”, garantiu Jerônimo.