A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) realiza segunda-feira, dia 29 de agosto, às 9h, a Aula Magna do semestre 2022.2. O tema do encontro será “A Construção da Democracia”. A palestra será proferida pelo professor

João Carlos Salles Pires da Silva

, reitor da Ufba entre 2014 e 2022, no auditório Paulo Souto.

O reitor da Uesc, Alessandro Fernandes de Santana, destaca que “a universidade é um local de reflexão, debate e acolhida, e a aula inaugural do segundo semestre 2022 é um momento de despertar a consciência da comunidade acadêmica e da população em geral no que se refere aos nossos valores intransigentes e fundamentais a todos nós”.

O professor João Carlos Salles é graduado em Filosofia, mestre em Ciências Sociais pela Ufba e doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é professor associado 4 da Ufba, onde também foi Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas nessa Instituição.

 

Entre outros livros, publicou A Gramática das Cores em Wittgenstein (CLE/Unicamp, 2002), O Retrato do Vermelho e Outros Ensaios (Ed. Quarteto, 2006) e O Cético e o Enxadrista: Significação e Experiência em Wittgenstein (Ed. Quarteto, 2012).

A sua experiência na área de Filosofia volta-se, sobretudo, para a perspectiva da Epistemologia e da Filosofia da Linguagem, para a História da Filosofia Moderna e Contemporânea, com ênfase no empirismo clássico e na obra de Ludwig Wittgenstein.

Membro titular fundador da Academia de Ciências da Bahia, desenvolve a pesquisa “A Gramática da Experiência: O anímico na filosofia da psicologia de Wittgenstein”, com bolsa do CNPq, coordenando também o Pronex Filosofia e Ciências (FAPESB/CNPq).

Eleito recentemente para a Academia de Letras da Bahia, deve ocupar a cadeira 32, que tem como patrono o cachoeirano André Pinto Rebouças. Além disso, é líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Filosofia Moderna e Contemporânea, ao qual se vincula o Grupo de Estudos e Pesquisa Empirismo, Fenomenologia e Gramática. E, tendo sido presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof) de outubro de 2002 a dezembro de 2006, preside agora a Sociedade Interamericana de Filosofia.