Nos próximos dias 31 de agosto e 02 de setembro, 162 famílias agricultoras que produzem frutas e hortaliças em municípios dos territórios de identidade Piemonte da Diamantina e Sertão do São Francisco receberão o certificado de conformidade orgânica. Com a autenticação, as agricultoras e agricultores das 53 unidades produtivas certificadas, poderão acessar mercados mais especializados e gerar mais confiança para seus clientes.

A viabilidade dos selos se deu por meio do Sistema Participativo de Garantia (SPG), isto é, o processo de certificação orgânica aconteceu de forma coletiva, na qual um núcleo de agricultores organizados avalia e certifica a produção de outros/as agricultores/as. Para tanto, eles e elas participam ativamente de reuniões e trocas de experiências para garantirem a qualidade orgânica dos alimentos, bem como fazer o monitoramento mútuo da produção, pois caso ocorra alguma irregularidade todos são penalizados.

O método é mais simplificado e mais barato do que a contratação de auditoria e é igualmente reconhecido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os eventos de entrega de certificados acontecerão no dia 31/08 no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar em Jacobina e no dia 02/09 no espaço da Feira de Orgânicos e Agroecológicos do Armazém da Caatinga, na Vila Bossa Nova em Juazeiro.

A ação foi executada pela Associação Povos da Mata de Certificação Orgânica Participativa, organização contratada pelo Estado da Bahia por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A iniciativa conta com co-financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).